Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Venezuelano que recebeu protesto formal do Atlético-MG será árbitro de semifinal São Paulo x Atlético-GO

Jesús Valenzuela é experiente no continente e 'figurinha carimbada' em jogos de brasileiros

Jesús Valenzuela em jogo da Libertadores entre Athletico e River (JUAN MABROMATA/POOL/AFP via Getty Images)
Escrito por

'Figura carimbada' de jogos de equipes brasileiras em competições sul-americanas, o venezuelano Jesús Valenzuela foi o escolhido pela Conmebol para ser o árbitro do primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Atlético-GO, às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (1/9), no Serra Dourada.


GALERIA
+ Confira como estão as negociações para renovações de contratos do elenco do São Paulo para a próxima temporada


Experiente, o venezuelano está no quadro da Fifa desde 2013 e trabalhou em duas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia e em cinco para o Mundial do Catar. Além disso, tem um jogo da Copa América de 2019 e dois na edição de 2021 - as duas realizadas no Brasil.

Em 2020, ele também foi o responsável por apitar a decisão da Copa Sul-Americana, que terminou com o título do Defensa y Justicia sobre o Lanús, ambos da Argentina, após uma vitória por 3 a 0.

Ao longo de se sua trajetória, Valenzuela se envolveu em uma polêmica na vitória do Atlético-MG sobre o River Plate por 1 a 0, na Libertadores do ano passado, no Monumental de Nuñez. 

Uma polêmica cercou essa partida. Nos últimos minutos, Nacho Fernandez foi expulso após revisão do VAR – liderado por John Ospina. Apesar de não ter a intenção de machucar o adversário, Nacho levantou as travas da chuteira na panturrilha do atleta argentino.

No entanto, o Atlético-MG recorreu com um pedido formal à Conmebol em busca da anulação do cartão vermelho. Em seguida, a organização negou o pedido.

O Galo afirmava que o juiz de campo só poderia ser chamado pelo VAR caso a disputa tivesse envolvido 'força excessiva'. No entanto, em gravação dos áudios da arbitragem de vídeo, a todo instante, os operadores da ferramenta caracterizam a disputa como 'força média'. Diante disso, o clube mineiro avaliava que somente a aplicação do cartão amarelo seria o suficiente.

No Serra Dourada, Valenzuela contará com o auxilio de Carlos Lopez (VEN) e Tulio Moreno (VEN). O VAR será manuseado também por um venezuelano, Juan Soto (VEN).

TABELA
> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Confira todos os jogos da Copa do Brasil-22
> Confira todos os jogos da Copa Sul-Americana-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!