Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veja como pandemia de coronavírus afeta a rotina do São Paulo

FPF sinalizou ao clube que o clássico contra o Santos, a princípio, está mantido para sábado. Diretoria conversa sobre as datas e até sugere ajustes no calendário

Jogadores do São Paulo estão se preparando para o clássico sábado - FOTO: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Escrito por

O São Paulo recebeu a notícia da suspensão da próxima rodada da Copa Libertadores, motivada pela pandemia do coronavírus, durante o treino dessa quinta-feira, no CT da Barra Funda. O planejamento de Fernando Diniz para o clássico contra o Santos, que até o momento está confirmado para sábado, às 19h, no Morumbi, não foi tão impactado: ele planejava usar titulares mesmo que houvesse o jogo contra o River Plate, terça-feira.

A exceção será o goleiro Tiago Volpi, que sofreu uma fratura na mão direita e será substituído por Lucas Perri, além da possibilidade de Vitor Bueno ser poupado - ele acelerou a recuperação da lesão no tornozelo esquerdo para enfrentar a LDU, mas ainda não estava 100%. Pablo entraria.

Mesmo ganhando uma semana cheia para treinar a equipe, já que a partida seguinte do Paulistão está marcada para domingo, contra o Red Bull, também no Morumbi, Diniz lamentou a situação internamente. Para ele, o momento era ideal para equipe ganhar confiança após bater a LDU por 3 a 0 e engrenar.

Já a diretoria começou a trabalhar nos bastidores. A primeira medida foi suspender a comercialização de ingressos para o jogo contra o River Plate - já eram mais de 38 mil vendidos. Quem já comprou continua com o ingresso válido para a próxima data a ser escolhida pela Conmebol. Quem não puder ir em outra data ou tiver dúvidas deverá entrar em contato com o São Paulo pelo e-mail ouvidoria@saopaulofc.net.

O São Paulo ficou satisfeito com o adiamento da partida, já que a outra alternativa seria jogar com portões fechados, o que representaria um prejuízo técnico e sobretudo financeiro.

O clube também entrou em contato com a Federação Paulista de Futebol para saber se há chances de o Paulistão ser paralisado. A não reposta foi que, a princípio, a rodada do fim de semana ocorrerá normalmente, mas que uma posição mais clara seria passada nesta sexta.

O São Paulo sugeriu ainda que, caso não haja paralisação do Estadual, a última rodada, inicialmente marcada para o dia 1º de abril (quarta-feira) seja antecipada para o fim de semana anterior (28 ou 29 de março), que inicialmente teria jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo (suspensos também devido ao surto de coronavírus). O Tricolor visita o Guarani, em Campinas.

Com isso, o São Paulo conseguiria evitar a maratona de jogos que está prevista: Guarani na quarta-feira, jogo único das quartas de final do Paulistão no sábado ou no domingo e jogo contra a LDU, em Quito, na terça seguinte (desde que a Libertadores já tenha voltado ao seu curso normal até lá). O clube já tem voo fretado para ir ao Equador e, por enquanto, não fará mudanças na programação.

Calendário à parte, o clube fará ajustes no dia a dia do CT, restringindo a entrada de convidados e imprensa nos próximos dias. Estava prevista uma entrevista coletiva com um jogador na próxima segunda, prévia ao jogo contra o River, mas este evento já está cancelado.

Como está o calendário do Tricolor:

14/3 - sábado
São Paulo x Santos - Morumbi

​17/3 - terça-feira
São Paulo x River Plate - Morumbi - SUSPENSO

21/3 - domingo
São Paulo x Red Bull Bragantino - Morumbi

1/4 - quarta-feira
Guarani x São Paulo - Brinco de Ouro

4/1 ou 5/1 - sábado ou domingo
Quartas de final do Paulistão

7/4 - terça-feira
LDU x São Paulo - Casa Blanca

11/4 ou 12/4 - sábado ou domingo
Semifinal do Paulistão

19/4 - domingo
Final do Paulistão

22/4 - quarta-feira
River Plate x São Paulo - Monumental 

26/4 - domingo
Final do Paulistão