Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vai ter tapetão? Oposição do São Paulo entra na Justiça para contestar resultado de eleição

Ação pede a realização de uma perícia grafotécnica para atestar a legitimidade dos votos

Eleições do São Paulo agitam os bastidores do clube (Foto: Divulgação/SPFC)
Escrito por

A oposição do São Paulo foi à Justiça para tentar contestar a eleição para o Conselho Deliberativo do clube, ocorrida no sábado (25), e primeira etapa do processo para a eleição presidencial.

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo

Quem registrou a ação foi a sócia do clube - e candidata derrotada no pleito - Daniela Santos Ferreira Adami, filha do ex-sócio do clube Newton Luiz Ferreira, conhecido como Newton do Chapéu, um dos líderes da oposição do São Paulo.

O documento, registrado no Foro Regional do Butantã, exige uma perícia grafotécnica (que identifica a autenticidade da escrita) nas cédulas de votação. A alegação da sócia é que a distribuição antecipada dos papéis, prática comum no clube, viola o sigilo do voto e viabiliza possíveis fraudes, como o "voto de cabresto" (direcionamento do voto).

Vale lembrar que a autora da ação tentou suspender a votação do último dia 25 com a mesma justificativa, sem sucesso. O recurso foi rejeitado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo dois dias antes da eleição.

Apesar do processo, a expectativa dentro do clube é de que essa ação não vá adiante, e todo o rito eleitoral seja cumprido como esperado, com as eleições presidenciais marcadas para o dia 8 de dezembro (sexta-feira).

A tendência é que Julio Casares, único candidato confirmado no pleito até o momento, seja reeleito presidente do São Paulo. Isso porque o mandatário do clube já tinha a maioria dos conselheiros vitalícios (160) e, após a eleição de sábado, ampliou a sua influência no órgão, com 88 conselheiros eleitos de um total de 100.