Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo teve mais técnicos em 2015 do que rival em quase oito anos

Tricolor virou uma máquina de trocar de treinadores após o tri brasileiro com Muricy. Corinthians, desde janeiro de 2008, teve apenas três treinadores diferentes

Doriva não é mais o treinador do São Paulo (Foto: Maurício Rummens/Fotoarena/Lancepress!)
Escrito por

Mais um técnico não resistiu no cargo de técnico do São Paulo. Doriva foi o quarto treinador a comandar o Tricolor nesta temporada: Muricy Ramalho, Milton Cruz e Juan Carlos Osorio foram os outros que estiveram sentados no banco tricolor em 2015. É um número de técnicos maior, por exemplo, do que o rival Corinthians teve nos últimos quase oito anos: desde janeiro de 2008, Mano Menezes (em duas passagens), Tite (em duas passagens) e Adilson Batista foram os únicos que dirigiram o Alvinegro.

Desde que Muricy Ramalho deixou o Tricolor após o tricampeonato brasileiro, em 2009, o São Paulo se tornou uma máquina de trocar treinadores: Ricardo Gomes (2009/10), Sérgio Baresi (2010), Paulo César Carpegiani (2010/11), Adilson Batista (2011), Emerson Leão (2011/12), Ney Franco (2012/13), Paulo Autuori (2013), Muricy (2013/15), Milton Cruz, Osorio e Doriva comandaram a equipe do Morumbi. Osorio não foi demitido, já que deixou o clube para dirigir a seleção mexicana. Juvenal Juvêncio e Carlos Miguel Aidar foram os presidentes de 2008 a 2015.


Doriva foi contratado pelo ex-presidente Aidar, que renunciou após acusações de corrupção no clube. Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, assumiu e já vinha deixando claro, até mesmo publicamente, que o treinador não era o seu preferido. Milton Cruz será efetivado até o fim da temporada, quando um novo técnico será escolhido.

Doriva, ex-jogador do São Paulo, teve uma curta passagem como treinador: sete partidas, com apenas duas vitórias. Ele foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil. O jovem treinador teve passagens recentes por Ituano, Vasco, Atlético-PR e Ponte Preta.