Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo se reúne por novo estatuto e até Abilio Diniz apresenta proposta

Conselho Deliberativo recebeu ideias de sócios e conselheiros na última segunda-feira. Empresário aproveitou encontro e propôs modelo de gestão com comitê executivo

Abilio Diniz discursou no Conselho do São Paulo na última segunda-feira (Foto: LUIZ CLAUDIO BARBOSA/FUTURA PRES)
Escrito por

O São Paulo discutiu os rumos de seu novo estatuto em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo na última segunda-feira, no Morumbi. No encontro, sócios do clube puderam apresentar suas ideias para a elaboração do novo documento, que está em prática desde o mês passado, ao ser aprovado em Assembleia Geral. 

Dentre os que apresentaram propostas estava o ilustre empresário Abilio Diniz, que atualmente atua como oposição à gestão do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva. O são-paulino, membro do Conselho Consultivo do clube, quer uma administração mais profissional, com presença de Comitê Executivo. De acordo com o modelo, os membros desse comitê seriam escolhidos pelo Conselho e ficariam responsáveis pela escolha do presidente do clube. Governariam com a presença de executivos contratados, profissionais renomados do mercado em cada área: markerting, administração, futebol. 

Abilio não foi o único a apresentar modelo mais voltado para a profissionalização, assunto que esteve muto presente entre as sugestões, bem como Gestão Orçamentária, Transparência e mandato do presidente. Já existiam 31 propostas de conselheiros que haviam sido feitas quando Leco iniciou o processo, ainda como presidente do Conselho Deliberativo. Nos 30 dias previstos para recebimentos de novas propostas, outras 36 propostas chegaram de sócios e conselheiros do clube (esse número é o de protocolos apresentados, um protocolo pode ter mais de uma proposta). No total, cerca de 100 pessoas apresentaram sugestões.

Há, ainda, um longo processo até a elaboração da proposta de novo estatuto para o São Paulo. A partir de agora, a Comissão de Sistematização terá o prazo de até 30 dias, contados do término do prazo para apresentação das propostas, para analisar e debater as sugestões recebidas dos conselheiros e associados, apresentando um texto sistematizado que passará a constituir o Projeto de Estatuto Social, a ser aprovado pela maioria dos membros da Comissão de Sistematização. 

A pauta ainda passará ela Comissão de Reforma Estatutária do Conselho Deliberativo e à Comissão Legislativa do Conselho Deliberativo, cabendo às referidas comissões, no prazo de 10  dias, apresentar parecer escrito dirigido ao presidente do Conselho opinando sobre o projeto. Só aí poderá ser votado no Conselho, tendo que ter obrigatoriamente a presença de 200 dos 280 conselheiros para ser apreciado. 

Confira abaixo a relação de assuntos mais sugeridos pelos conselheiros e sócios para realização do novo estatuto:

1. Temas Mais Relevantes superior a 50% das propostas:

. Mandato do Presidente e dos membros do Conselho Deliberativo
. Composição Proporcional de Conselheiros Eleitos e Vitalícios
. Regulamento para Inscrição de Legendas e Obrigatoriedade das Assinaturas de Conselheiros Vitalícios

2. Temas Relevantes dentre 25% a 50% das propostas:

. Frequência de realização da Assembleia Geral
. Período de Eleição e Posse do Presidente e dos membros do Conselho Deliberativo
. Número de Conselheiros a serem Votados e Eleitos em Assembleia Geral
. Requisitos / Processo de Escolha de Conselheiros Vitalícios
. Composição Proporcional do Conselho Deliberativo em função de matrícula antiga
. Separação Administrativa Social e Futebol Profissional
. Gestão Orçamentária, Transparência e Prestação de Contas
. Formação e Requisitos para o Conselho Fiscal

3. Temas Citados dentre 10% a 25% das propostas:

. Criação de Cargos Executivos / Remunerados
. Adequação à Legislação
. Requisitos e Atribuições da Diretoria
. Classificação de Associados
. Terceiro Uniforme