Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo começa disputa do bicampeonato paulista para igualar time histórico de 91/92

Tricolor não vence o estadual de forma consecutiva desde o lendário time de Raí e companhia

São Paulo tenta igualar feito histórico do time de 1991 e 1992 (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Escrito por

O São Paulo enfrenta o Palmeiras, nesta quarta-feira (30), às 21h40, no Morumbi, com o objetivo de fazer um bom resultado e largar na frente na disputa pelo título do Campeonato Paulista

VEJA A TABELA DO CAMPEONATO PAULISTA 2022! 

Caso seja campeão e conquiste o bicampeonato estadual, o Tricolor igualará o feito do histórico time do início da década de 90. Em 1991 e 1992, o São Paulo conquistou o bicampeonato estadual pela última vez, em um time que tinha Zetti, Cafu, Muller, Raí, entre outros craques. 

O primeiro título, de 1991, foi conquistado em cima do Corinthians. Em 8 de dezembro, o Tricolor venceu o rival por 3 a 0, no Morumbi, para um público de 102 mil pessoas. A partida ficou marcada por um show a parte de Raí, que marcou um hat-trick e praticamente selou o título do Tricolor. A volta terminou com empate sem gols e o São Paulo foi campeão. 

Raí foi destaque na final de 1991 (Reprodução/Site Oficial)

Já em 1992, ocorreu uma situação curiosa. A final do Paulistão, curiosamente contra o Palmeiras, foi marcada por polêmica de datas, já que o São Paulo viajaria para o Mundial de Clubes. Telê Santana, treinador do Tricolor, ameaçou entrar em campo com um time reserva, enquanto a Federação ameaçava o clube com uma suspensão caso isso acontecesse. 

O São Paulo jogou com a equipe completa e venceu a ida por 4 a 2. Cafu e Raí, novamente marcando três gols, fizeram os tentos do Tricolor, enquanto Daniel Frasson e Zinho descontaram. Após essa partida, o São Paulo viajou para o Japão, para disputar o Mundial de Clubes contra o Barcelona-ESP. Venceu e disputou o segundo jogo da final estadual contra o Palmeiras.

São Paulo venceu o Palmeiras na final de 92 (Foto: Acervo São Paulo)

No dia 20 de dezembro de 1992, mais de 110 mil pessoas estavam presentes no Morumbi e viram o São Paulo vencer o Palmeiras por 2 a 1, com gols de Muller e Toninho Cerezo. Zinho, no final da partida, diminuiu para o Alviverde.

Agora, o São Paulo iniciará a disputa com o Alviverde com o mesmo objetivo do bicampeonato estadual. Ano passado, o Tricolor venceu o Palmeiras, após empate na ida por 1 a 1 e vitória no Morumbi pelo placar de 2 a 0.