Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo acumula três jogos invicto, mas fecha mês com aproveitamento pior do que o alcançado em outubro

Ainda sem ter livrado o risco de rebaixamento, o Tricolor ganhou só 44,4% dos pontos que disputou em novembro no Brasileiro após somar 50% do total possível no período anterior

São-paulinos comemoram gol na vitória sobre o Sport: equipe instável, mas embalada (Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Escrito por

Ainda na luta para livrar de vez o risco de rebaixamento à Série B, o São Paulo disputará os seus três últimos jogos no Campeonato Brasileiro depois de ter fechado a sua agenda deste mês de novembro com uma pequena queda de desempenho em relação ao aproveitamento que atingiu em outubro. Porém, o Tricolor vem embalado por duas vitórias e um empate e vai chegar confiante para encarar o desesperado Grêmio, nesta quinta-feira, às 20h, em Porto Alegre, em confronto válido ainda pela 35ª rodada da competição nacional.

> Veja e simule a tabela do Brasileirão

Ao bater o Sport por 2 a 0, no último sábado, no Morumbi, em duelo pela 36ª e antepenúltima jornada do Brasileirão, o time são-paulino fechou novembro com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Ou seja, de 18 pontos possíveis nesta sequência pelo torneio, a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni somou oito (44,4% do total). Já no mês passado, quando também disputou seis partidas, o clube ganhou metade (nove ou 50%) da pontuação que buscou ao contabilizar dois triunfos, três igualdades e apenas um revés. 

Vale destacar que Ceni assumiu o comando do São Paulo logo depois de a equipe acumular empates com Santos (1 a 1) e Cuiabá (0 a 0) em seus dois primeiros confrontos de outubro. Após este último resultado, o clube demitiu o argentino Hernán Crespo e resgatou o ídolo tricolor, que vive a sua segunda passagem como treinador da equipe, que ele dirigiu anteriormente em 2017.

Com o ex-goleiro à frente do time de novo, o Tricolor depois obteve um empate (1 a 1 com o Ceará), duas vitórias (1 a 0 sobre Corinthians e Internacional) e uma derrota (1 a 0 para o Red Bull Bragantino) nas outras quatro partidas do mês passado, no qual desta forma marcou quatro gols e sofreu três ao total.

Em novembro, a equipe balançou as redes por cinco vezes, mas teve a sua meta vazada em seis oportunidades, sendo quatro delas na goleada por 4 a 0 que tomou do Flamengo no Morumbi. Naquele jogo, o estádio contou com o recorde de público do clube neste Brasileirão e pela primeira vez teve 100% de sua capacidade liberada aos seus torcedores, que depois também marcaram presença em grande número no local no empate por 0 a 0 com o Athletico-PR e na vitória por 2 a 0 sobre o Sport, os dois últimos compromissos da equipe. 

9 GOLS MARCADOS E 9 SOFRIDOS NOS ÚLTIMOS DOIS MESES

Já nos confrontos como visitante neste mês, o Tricolor foi batido pelo Bahia (1 a 0), empatou com o Fortaleza (1 a 1) e venceu o Palmeiras (2 a 0). E se forem contabilizados todos os resultados de outubro e novembro, os são-paulinos acumularam quatro triunfos, cinco igualdades e três derrotas em 12 partidas. Assim, somaram apenas 17 pontos em 36 possíveis, um aproveitamento de 47,2% neste período, no qual marcaram nove gols e levaram outros nove.

11º MELHOR VISITANTE E 13º MELHOR MANDANTE DO BRASILEIRÃO

Instável neste Campeonato Brasileiro depois de ter "iludido" os seus torcedores com a conquista do Paulistão no primeiro semestre, quando encerrou uma fila de 16 anos sem títulos estaduais, o São Paulo ficou longe de confirmar a condição de um provável protagonista nesta edição do torneio nacional. Com 10 vitórias, 15 empates e 10 derrotas em 35 jogos realizados até aqui, o time ocupa hoje apenas a 12ª colocação da competição, com 45 pontos ganhos.

Com esta campanha modesta para as tradições vencedoras de um clube que tem seis títulos nacionais e ostenta a condição de tricampeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes, o Tricolor de Rogério Ceni figura hoje como 11º melhor visitante e apenas o 13º melhor mandante deste Brasileirão.

Atuando no Morumbi, o time somou 27 pontos em 18 jogos, nos quais acumulou seis vitórias, nove empates e três derrotas (aproveitamento de 50%), com 15 gols marcados e 14 sofridos. E jogando fora de casa, o desempenho da equipe tricolor é ainda pior, embora a sua colocação neste ranking paralelo de desempenho no torneio seja melhor do que a ocupada como mandante.

Distante do seu estádio, o São Paulo fez somente 18 pontos em 17 partidas, sendo que venceu apenas quatro destes duelos, além de somar seis igualdades e sofrer sete revezes. Assim, ganhou só 35,3% da pontuação possível longe dos seus domínios, onde também fez 13 gols e tomou 19 dos seus adversários.

Com este desempenho geral decepcionante para o seu torcedor, o São Paulo fará dois jogos fora de casa e um como mandante nesta reta final do torneio. Após encarar o Grêmio nesta quinta-feira, o time vai se despedir dos seus torcedores no Morumbi na próxima segunda, às 19h, contra o Juventude, pela penúltima rodada, antes de fechar a sua campanha diante do América-MG, no dia 9 de dezembro, às 21h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte.