Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Qual crise é maior? Compare os dramas de 2013 e 2016 no São Paulo

LANCE! mostra diferenças e semelhanças entre as temporadas em que o Tricolor enfrentou problemas políticos e dificuldades para não lutar contra o rebaixamento

(Foto: Mauro Horita/Lancepress!)
Escrito por

Três anos antes de ver o CT da Barra Funda ser invadido pela torcida e viver o temor pela briga contra o rebaixamento, o São Paulo começava a sair do desespero no Campeonato Brasileiro de 2013. Posição na 22ª rodada é melhor, mas a crise atual parece estar só começando e virou até caso de polícia.

Como os jogadores vão reagir? Ricardo Gomes terá força para fazer o time evoluir como fez Muricy Ramalho há três temporadas? Veja abaixo a comparação entre os anos de crise do Tricolor!

EM 2013:
Tabela:
Ao fim da 22ª rodada do Brasileirão de 2013, o São Paulo estava com 27 pontos na 13ª colocação. O aproveitamento era de 40,9% e a distância para a zona de rebaixamento era de três pontos.

Voadoras do Boi Bandido foram símbolo da reação do Tricolor contra o rebaixamento no Brasileirão de 2013 (Foto: CELIO MESSIAS)

Elenco: As referências Rogério Ceni e Luis Fabiano não viviam boa fase. Ganso e Aloísio Boi Bandido foram pilares da reação, mas Muricy apontava problemas de relacionamento e comportamento dos atletas.

Técnico: Muricy Ramalho assumiu na estreia do returno no lugar de Paulo Autuori e de cara conquistou três vitórias consecutivas. Foi de suma importância na escalada e administrou a crise.

Muricy Ramalho  completou três jogos e três vitórias na 22ª rodada do Brasileiro de 2013 (Foto: AFP/NELSON ALMEIDA)

Política: Assim como agora, havia clima eleitoral. Ficou marcada a cena do ex-presidente Juvenal Juvêncio gritando com sócios em um churrasco. O então diretor de futebol Adalberto Baptista entrou em atrito com Ceni e saiu.

EM 2016:
Tabela:
Depois de empatar sem gols com o Coritiba no Morumbi, o Tricolor chegou a 28 pontos na 22ª rodada do Brasileirão. O aproveitamento é de 42,4% e a distância para a zona de rebaixamento é de quatro pontos.

Ganso foi vendido ao Sevilla entre as semifinais da Libertadores e o clube buscou o peruano Cueva para substituí-lo (Foto: AFP)

Elenco: As saídas de Ganso, Calleri e Alan Kardec foram repostas com Cueva, Chavez e Gilberto. Perdeu-se a chance de ter Pato de volta e fragilidade ofensiva foi diagnosticada pela comissão técnica.

PRÓXIMOS JOGOS: Palmeiras (F)
Figueirense (C)
Cruzeiro (C)
Atlético-PR (F)
Vitória (F)

Técnico: Edgardo Bauza custou a sair para assumir a Argentina e o clube precisou tirar Ricardo Gomes do Botafogo às pressas. Treinador, em três jogos e pouco tempo para treinos, enfrenta turbulência.

Política: Atual diretoria ressalta que pegou “terra arrasada” por Aidar. Renasceu no marketing com novos patrocínios. Vive guerra com oposição radical por reforma de estatuto e acusações sobre quem bancou ou permitiu a invasão ao CT.