Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo pode ter Rodrigo Caio de volante e novo esquema contra o Flu

Técnico Ricardo Gomes começa a armar o time neste domingo para o duelo no Rio de Janeiro. Após perder Hudson e Carlinhos, ele quebra a cabeça; veja as opções de time

(Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)
Escrito por

Pressionado por não vencer há cinco jogos, o técnico Ricardo Gomes tentará mudar a situação do São Paulo a partir deste domingo. Em treino fechado no CT da Barra Funda, o comandante definirá a equipe que enfrentará o Fluminense nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Não bastasse a fase complicada, Ricardo ainda tem problemas para escalar a equipe. Precisará, novamente, fazer alterações na formação.

Após o clássico contra o Santos, na última quinta-feira, Ricardo Gomes perdeu Carlinhos e Hudson, lesionados. As baixas são importantes para as pretensões do treinador, que pode ser forçado a alterar o esquema de jogo (4-1-4-1). Na visão de Ricardo, não há no elenco um jogador capaz de cumprir a função de Hudson na proteção à frente da zaga.

Reserva desde que o treinador chegou, João Schmidt seria o substituto imediato, por já ter atuação na posição, mas Ricardo o enxerga como volante mais à frente, na parte da criação. Uma alternativa é Rodrigo Caio, que jogou durante muito tempo como volante. Neste caso, uma vaga na defesa seria aberta para a entrada do ídolo Lugano.

Caso não opte por Rodrigo, a tendência é que Gomes altere o esquema para o 4-2-3-1, com dois volantes na contenção. Desse modo, o peruano Cueva jogaria centralizado e Wesley, que vem mal, brigaria com Schmidt. Após ficar no banco contra o Santos por ter voltado da seleção peruana, Cueva deve retornar ao time.

No ataque, para a vaga de Carlinhos, quem ganhou pontos foi Robson. O atacante foi titular pela primeira vez no clássico e agradou. Surge como grande candidato a uma das vagas ao lado de Chavez. A utilização de Kelvin dependerá do modo como Ricardo armará o time.

A ideia do treinador é mexer o mínimo possível na estrutura.

– Não vou mudar muito, não. No máximo, o posicionamento – afirmou o comandante tricolor.

A situação de Ricardo é delicada. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva tem sido pressionado a demiti-lo, mas ainda resiste. A análise é de que o treinador não é a causa dos problemas. Mas o técnico sabe que precisa fazer o time jogar mais. Os trabalhos começam já. 

AS FORMAÇÕES MAIS POSSÍVEIS

Com o mesmo esquema:
Denis, Buffarini, Lugano, Maicon e Mena; Rodrigo Caio; Robson, Thiago Mendes, Wesley (João Schmidt) e Cueva; Chavez. 

Com esquema diferente: Denis, Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; João Schmidt (Wesley), Thiago Mendes, Kelvin, Cueva e Robson; Chavez.