Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo pode perder supremacia no Choque-Rei em caso de tropeço

De acordo com as contas do Tricolor, clube do Morumbi tem uma vitória a mais que o rival no confronto. Números do Palmeiras são divergentes, mas colocam o São Paulo na frente 

Clássico entre São Paulo e Palmeiras é um dos mais disputados da capital paulista (Moura / WPP)
Escrito por

A quase centenária rivalidade entre São Paulo e Palmeiras ganha mais um capítulo neste fim de semana. Embora haja divergências nas contas entre os dois clubes, o Tricolor está em vantagem no confronto. Entretanto, de acordo com o levantamento da própria equipe do Morumbi, o Alviverde pode empatar o duelo em caso de vitória no Pacaembu, no próximo sábado, às 16h30, no Pacaembu. O jogo é válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.

Mas não é apenas nos mata-matas que os dois rivais se enfrentaram. Pelas contas do São Paulo, foram 317 oportunidades, com 108 vitórias do Tricolor, 102 empates e 107 vitórias para o Palmeiras. Ao todo, são 423 gols feitos pela equipe do Morumbi, contra 424 tentos do time de Parque Antárctica. O primeiro jogo, ainda de acordo com este levantamento, aconteceu em 1930.

Os números levantados pelo Alviverde são outros. De acordo com o Palmeiras, o Choque-Rei aconteceu em 311 oportunidades e a vantagem segue sendo são-paulina. No geral, são 108 vitórias do time do Morumbi, 104 triunfos do Verdão e 99 empates, com 407 gols para cada lado.

A divergência nos números, embora não seja gritante, há uma explicação simples. O São Paulo considera os jogos realizados desde 1930, ano de fundação do clube, e não levam conta as partidas realizadas no Torneio Início - competição que existiu nas décadas de 1960 e 1080 e que não levava em consideração algumas das regras da Fifa, como 90 minutos de tempo de jogo, por exemplo.

Por sua vez, o Palmeiras entende que as partidas daquele torneio precisam ser contabilizadas. Isto porque, a competição gozava chancela da Federação Paulista de Futebol, os principais jogadores de cada clube entravam em campo e havia a cobrança de ingressos para a entrada no estádio.

Independente das divergências, o São Paulo entrará em campo no próximo sábado com a obrigação da vitória. Os tricolores somam apenas 14 pontos em 30 disputados e estão na segunda colocação do Grupo D, concorrendo com Oeste e Ituano e a vaga na fase quartas de final do Paulistão.

Neste cenário, muito mais que a classificação para o mata-mata do estadual, o Tricolor joga pela supremacia do retrospecto histórico contra o rival. A fase não é boa, é verdade, mas o clube do Morumbi há algo pelo qual zelar.