Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pela quinta vez em dez anos, Goiás pode decidir rumo do São Paulo

Em 2006 e 2008, vitórias sobre o Esmeraldino foram decisivas para o Tricolor conquistar o Campeonato Brasileiro; Já em 2009, derrota no Serra Dourada frustrou sonho do hepta

Mineiro marcou gol decisivo do São Paulo em 2006 em Goiânia (Foto: Rubens Chiri/www.saopaulofc.net)
Escrito por

O São Paulo pode até empatar neste domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro, que se classifica para a próxima Copa Libertadores da América. No caminho, no entanto, estará um adversário que decidiu os rumos do Tricolor na competição nacional por quatro vezes nos últimos dez anos: o Goiás. O confronto está marcado para as 17h, no Serra Dourada.

Ainda em 2004, os paulistas viviam emoção de voltar a disputar a Libertadores após uma década de ausência. Para reforçar o time, a diretoria da época contratou o técnico Cuca, o zagueiro Fabão, o meia Danilo e o atacante Grafite, que haviam feito ótima temporada pelo Esmeraldino no ano anterior. O treinador acabou caindo após a eliminação para o Once Caldas (COL), mas o trio foi reforçado pelo volante Josué no ano seguinte e conquistou o tricampeonato da própria Libertadores e do Mundial de Clubes.

Já em 2006, o Tricolor havia contratado ainda o zagueiro André Dias, acirrando a rivalidade com os goianos, que chegaram a entrar na Justiça para invalidar o negócio. Faltando três rodadas para o fim do Brasileirão, as equipes se encontraram no Serra Dourada e os gols de Fabão e Mineiro decidiram a vitória por 2 a 0, essencial para a conquista do quarto título nacional do clube.

Em 2008, a história se repetiu, mas com roteiro mais dramático e em outro palco. O Esmeraldino levou o confronto com o São Paulo para o Gama, no Distrito Federal. Debaixo de forte chuva, os paulistas sustentaram vitória magra por 1 a 0 - graças a gol irregular de Borges - e sacramentaram arrancada histórica no Brasileirão: de 11 pontos a menos do que o líder Grêmio no início do segundo turno para o tri-hexa inédito no país.

Tricolor faturou o hexa em 2008 contra o Goiás, em jogo no Distrito Federal (Foto: Rubens Chiri/www.saopaulofc.net)


A vingança goiana não demorou a sair e, em 2009, foi a vez dos alviverdes sorrirem. Na penúltima rodada daquele ano, o Tricolor precisava vencer no Serra Dourada para levar o quarto título seguido do Brasileirão. Uma goleada histórica por 4 a 2, com show de Léo Lima e Fernandão, fez com que o time do Morumbi fosse ultrapassado pelo Flamengo e perdesse o título no fim.

Neste domingo, mais uma vez é o São Paulo quem está em melhores condições. Com 59 pontos, o time de Milton Cruz pode até empatar para ficar em quarto lugar e ir à próxima Libertadores. Para isso, o Internacional precisa vencer o Cruzeiro no Beira-Rio por menos de sete gols de diferença. Já a situação do Goiás é dramática. Para não ser rebaixado, o Esmeraldino precisa bater os tricolores e ainda torcer por derrotas de Vasco da Gama (Coritiba), Figueirense (Fluminense) e Avaí (Corinthians).