Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo pega Grêmio em mata-mata da Copa querendo o ‘desempate’

Nas ocasiões anteriores, equipes se encontraram nas oitavas e nas quartas da competição, com duas eliminações para cada lado; decisão começa nesta quarta, às 21h30

Jogadores disputam bola em jogo entre Grêmio e São Paulo (Fotoarena/Maurício Rummens/Agência Lancepress!)
Escrito por

O São Paulo ainda tem alguns dias para se preparar para o primeiro confronto da semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio, que acontece nesta quarta-feira, às 21h30, no sul do país. No entanto, essa ‘final antecipada’ tem um gostinho de desempate: esta será a quinta vez que os clubes se encontram em uma fase eliminatória da competição, com duas eliminações para cada lado.

Em 1990, o Tricolor paulista eliminou o Tricolor gaúcho nas oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo acabou 1 a 1 e o segundo 0 a 0. Como os paulistas fizeram um gol fora de casa, acabaram passando. O campeão daquela edição foi o Flamengo, ao bater o Goiás na final.

> TABELA
Veja o simulador da Copa do Brasil!

Já em 95, foi a vez dos gaúchos passarem de fase, mas nas quartas de final. A partida de ida foi 1 a 1 e a de volta 2 a 0. O Grêmio foi para a final, mas ficou com o vice após perder para o Corinthians. Três anos depois, mais uma vez o São Paulo foi o vencedor do confronto, novamente nas oitavas, por dois placares de 2 a 0. O campeão viria a ser o Palmeiras, que bateria o Cruzeiro na decisão. 

Por fim, em 2001, o Grêmio eliminou mais uma vez o Tricolor, de novo nas quartas, com placares de 2 a 1 e 4 a 3. Naquela edição, o time gaúcho foi o vencedor ao bater o Coritiba na final.

Esta, portanto, será a quinta vez que as equipes se encontrarão, a primeira na fase de semifinal. São duas eliminações para cada lado, ou seja, desta vez haverá um desempate – o jogo de ida acontece nesta quarta, às 21h30, e o jogo da volta no dia 30, no Morumbi.

> Coquimbo não é o único! Veja outras 20 surpresas em torneios continentais

Enquanto o São Paulo ainda não possui o título da competição, o Grêmio já venceu em cinco oportunidades anteriores. Na outra semifinal, brigam por uma vaga na decisão América-MG (nenhum título) e Palmeiras (três taças).