Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Página da Libertadores destaca volta do São Paulo, seis vezes finalista

Tricolor é o clube brasileiro que mais vezes chegou à decisão, além de ser quem mais disputou semifinais entre as equipes do país. Em 2019, volta após dois anos fora

Rogério Ceni comemora a última Libertadores do São Paulo, em 2005 (Foto: Reginaldo Castro/Lancepress!)
Escrito por

O clube brasileiro que mais chegou a finais de Libertadores está de volta. Foi assim que as mídias oficiais da competição sul-americana destacaram a classificação do São Paulo para a edição de 2019 - o clube já garantiu ao menos uma vaga no G6, mas ainda tem chances de terminar o Brasileirão entre os quatro melhores e ir direto para a fase de grupos.

O São Paulo já disputou a final da Libertadores seis vezes, em 1974, 1992,1993, 1994, 2005 e 2006. O Grêmio, com cinco decisões, é quem mais se aproxima desta marca entre os brasileiros. O maior finalista da história é o Boca Juniors, com 11 - incluindo a de 2018, contra o River Plate, que terá o jogo de volta às 17h (de Brasília) de sábado.

Ao lado de Palmeiras e Grêmio, o São Paulo é o brasileiro que mais vezes jogou o torneio: 19 vezes. Ao todo, são dez semifinais disputadas, também número que só o Tricolor alcançou no Brasil. O Grêmio, eliminado justamente nesta fase neste ano, para o River Plate, chegou à nona semifinal. Outro semifinalista da atual edição, o Palmeiras tem sete participações nesta fase.

Em títulos, o São Paulo está empatado com o Santos como o maior do país: três troféus para cada um. Os são-paulinos venceram em 1992, 1993 e 2005, enquanto os santistas levaram em 1962, 1963 e 2011.

A última participação do clube do Morumbi na Libertadores foi em 2016, quando chegou à semifinal e foi eliminado pelo Atlético Nacional (COL).