Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na Copa do Brasil, São Paulo luta para manter tabu de nunca ter sido eliminado para o Ituano em mata-matas

Tricolor e Galo de Itu se enfrentam pela primeira vez em uma competição nacional

Rato passa por marcadores no duelo entre as equipes no Paulistão deste ano (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)
Escrito por

O São Paulo enfrentará pela primeira vez o Ituano, adversário desta terceira fase da Copa do Brasil, por uma competição de nível nacional. O duelo de ida ocorre às 21h45 (de Brasília) desta terça-feira (11), no Morumbi.

Todos os outros 32 confrontos registrados na história entre os clubes aconteceram em amistoso ou Campeonato Paulista.


+ Luan fora da lista do Corinthians: veja 15 jogadores sem espaço nos clubes brasileiros

Isso não impediu, claro, que tenha ocorrido duelos eliminatórios entre os clubes. O confronto deste ano pela Copa do Brasil será o terceiro entre a dupla nesses moldes. E o primeiro já valeu título. 2002 foi o ano do histórico Torneio Rio-São Paulo em que os grandes paulistas deixaram a disputa estadual para confrontarem os cariocas no regional turbinado.

Mesmo assim, a Federação Paulista de Futebol procurou capitalizar algum torneio sob sua alçada e criou o Supercampeonato Paulista. Que seria disputado entre os times do estado melhores colocados no regional e o campeão estadual.

Em um Paulistão desfalcado, o Ituano ganhou o primeiro título de sua história (o segundo do interior na história) e se credenciou para a disputa da versão 'super', no qual eliminou o Corinthians na semifinal.

O Tricolor, finalista derrotado pelo rival alvinegro no Rio-São Paulo, chegou à final após eliminar o Palmeiras.

No primeiro jogo da decisão, empate em 2 a 2 no Novelli Júnior. No Morumbi, contudo, o Ituano não aguentou a pressão e levou 4 a 1 do Tricolor, que levantou a única edição do pouco pomposo torneio, no dia 30 de maio daquele ano.

As equipes voltariam a medir forças em disputa eliminatória no Campeonato Paulista de 2019. Após se classificar em segundo lugar no grupo, o São Paulo chutou a desconfiança e eliminou o rival rubro-negro com duas vitórias: 2 a 1 no Morumbi e 1 a 0 no Novelli Júnior. Acabaria derrotado na final daquele Estadual para o Corinthians.

+ Confira jogos, classificação e simule resultados da Copa do Brasil-23 na tabela do LANCE!