Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mesmo na fila internacional por dez anos, São Paulo garante top-10 de ranking e vantagem na Sul-Americana

Tricolor é o mais bem colocado na competição secundária do continente, em lista da Conmebol

Luciano durante decisão da Sul-Americana deste ano, perdida pelo Tricolor (Foto: Isaac Fontana/São Paulo FC)
Escrito por

O São Paulo alcançou este ano a incômoda marca de completar dez anos sem conquistas internacionais significativas. Mesmo assim, contudo, o Tricolor ganhará a vantagem de ser cabeça de chave na próxima edição da Copa Sul-Americana graças à nona colocação do ranking da Conmebol, divulgado na sexta-feira (16).

De acordo com os números, o Tricolor acumula 1,632.8 pontos por seu histórico, somando a Sul-Americana com a Copa Libertadores. Em performance, o Tricolor soma 3,108.7 pontos, acumulando 4,741.5 no total.


+ Gerson sonha com o Flamengo, Cristiano Ronaldo na mira de gigante da Premier League… o Dia do Mercado!

O São Paulo possui três títulos da Libertadores (1992, 1993 e 2005). Ainda é um dos brasileiros com mais títulos da competição, mas viu Santos, Grêmio, Palmeiras e Flamengo lhe igualarem nestes 18 anos sem conquistas da principal competição do continente (em 2022, o clube do Morumbi falhou em todas as tentativas de conquistar uma vaga na próxima edição do torneio).

O último título internacional do Tricolor foi justamente a Sul-Americana de 2012, ganha sobre o Tigre, da Argentina, em uma final que não teve segundo tempo após os jogadores rivais se recusarem a voltar a campo, por causa de uma briga no intervalo, com seguranças no Morumbi.

Neste ano, a equipe teve a chance de conquistar o bi, mas acabou derrotada na final por 2 a 0 para o Independiente del Valle, do Equador, em final de jogo único disputada em Córdoba, na Argentina.

Mais bem colocado do ranking da Conmebol e garantido na Sul-Americana de 2023, o São Paulo deverá ter novamente em seu grupo, como neste ano, equipes de menor expressão.

O regulamento da Sul-Americana do ano que vem seguirá o de 2022, com equipes eliminadas da Libertadores entrando na fase de mata-mata da competição.

​> Confira tabela, classificação e simule resultados do Paulistão-23