Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Melhor time do Paulistão? São Paulo chuta mais e é o menos atacado

Com base em análise de números, as estatísticas do Tricolor são superiores ás de grandes rivais, como o Palmeiras

São Paulo segue na liderança do grupo B, com 11 pontos (Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Escrito por

Melhor time do Campeonato Paulista? Analisando dados do FootStats, o São Paulo é o time com mais finalizações a favor (120 no total) e com menos finalizações contra (41 apenas). As estatísticas superam até mesmo grandes rivais.

Com seis jogos disputados até o momento, sendo três vitórias, dois empates e somente uma derrota (contra o Corinthians), o Tricolor é o time que mais finalizou dentre todas as equipes que disputam o Paulistão. Ao todo, foram 43 finalizações corretas e 77 erradas. Se pautar por uma média, são cerca de 20 finalizações por jogo. No ranking, atrás do São Paulo está o Palmeiras - rival do Tricolor paulista nas duas últimas finais do estadual.

ATUAÇÕES: Alan Franco marca e garante vitória do São Paulo nos acréscimos

Veja tabela do Campeonato Paulista e simule os próximos jogos

O clube alviverde soma 96 finalizações, 24 a menos que o Tricolor. Destas, 36 certas e 60 erradas. Outros adversários fortes, como Corinthians e Santos, também estão bem atrás no ranking. O Timão soma 68 finalizações no total. O Peixe é o último no ranking, com 60 finalizações - exatamente a metade dos chutes do São Paulo.

Este número relacionado ao Santos é importante ser analisado, tendo em vista que as duas equipes se encontram ainda nesta semana, no domingo (12), no estádio do Morumbi. Este será o quarto clássico do São Paulo no ano.

Veja as movimentações do São Paulo no mercado da bola

Entretanto, um dos grandes destaques do São Paulo neste começo de temporada é o setor defensivo. O ano começou com Arboleda e Ferraresi como titulares na zaga tricolor. Os dois estrangeiros foram grandes destaques nas primeiras partidas disputadas.

Com a lesão do venezuelano e os quadros de tendinite do equatoriano, Rogério Ceni teve que promover algumas mudanças no setor. Neste contexto, a Cria de Cotia Beraldo e o reforço Alan Franco começaram a ganhar espaço, também com atuações elogiadas.

Ainda de acordo com o FootStats, o São Paulo é o time com menos finalizações contra. No total, foram 41 sofridas (13 certas e 28 erradas). Em uma média, o Tricolor foi ameaçado 6,8 vezes por jogo, ou melhor, arredondando, 7 vezes por partida. Se comparar com a média de finalizações a favor, o São Paulo ataca praticamente três vezes mais do que é atacado. 

E de fato, a ofensividade do clube do Morumbi é algo que tem sido destaque de várias discussões fomentadas por Rogério Ceni nas coletivas de imprensa mais recentes. Após a vitória contra o Santo André, no último domingo (5), o treinador reconheceu que o Tricolor ainda não está em níveis de rivais como Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, mas acredita que, com o elenco atual, tem chance de alcançar.

- A situação vem melhorando. O clube se esforçou bastante para trazer jogadores, foi um equilíbrio bom com entradas e saídas, trocamos a maneira de jogar, as peças, o jeito. O clube diminuiu sua dívida, esperamos fazer um time competitivo. Ser que nem os grandes times nas principais competições, esperamos um time que consiga tudo isso. Talvez não a gente não tenha o mesmo entrosamento que o Palmeiras, o mesmo refino do Flamengo, ou a capacidade de contratação do Atlético-MG, mas espero que a gente consistente contra estes adversários. Eles continuam na frente. Estou contente de trabalhar com o elenco de hoje, estou feliz - explicou o treinador.

Nesta quarta-feira (8), o São Paulo encontra o Red Bull Bragantino, no Nabizão. No domingo (12),  encara o Santos em mais um clássico. Em estatísticas, o adversário de Bragança está em quarto lugar do ranking de time com mais finalizações (88 no total) e em terceiro no ranking de equipe com menos finalizações contra (65 no total). De toda forma, é uma diferença significativa ao comparar com os números do Tricolor.