Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mata-mata do Paulistão pode ter ‘São Paulo inédito’ com retornos e novos contundidos

Nesta semana, alguns jogadores do Tricolor evoluíram nos tratamentos das suas lesões e podem voltar a ser relacionados em breve

Igor Vinícius evoluiu no tratamento da sua lesão (Foto: Divulgação/SPFC)
Escrito por

Em todas as partidas da temporada disputadas pelo São Paulo até o momento, Rogério Ceni não repetiu nenhuma escalação. Com a melhora de alguns lesionados e o surgimento de novos problemas físicos, é possível que o Tricolor vá a campo pelas quartas de final do Campeonato Paulista com uma equipe completamente diferente, mais uma vez.

Nesta semana, duas evoluções importantes aconteceram: a primeira foi a de Igor Vinícius. A última vez que o lateral-direito esteve em campo foi contra a Ferroviária. Neste ano, disputou somente duas partidas. O jogador apresentou um quadro de pubalgia, que o fez ficar de fora no restante das partidas. Porém, treinou com bola com a equipe durante a semana e deve ser um dos retornos mais próximos.

ATUAÇÕES: Ninguém vai bem no São Paulo, e substituições de Ceni não têm efeito na derrota

Veja tabela do Campeonato Paulista e simule os próximos jogos

Outro nome é o de Orejuela. Também lateral-direito, o colombiano não atuava desde 15 de fevereiro, na vitória por 3 a 1 sobre o Santos, quando deixou o campo com um estiramento no posterior direito. Estava em transição física e desde a última quinta-feira (2) trabalha com o restante do elenco normalmente. 

Como visto, a lateral-direita estava sendo um dos maiores problemas para Rogério Ceni. Além dos dois citados, Rafinha também está no departamento médico. No caso do veterano, enfrenta uma entorse no tornozelo desde o clássico contra o Palmeiras e ainda não teve evolução.

Assim, quem tomou a titularidade na posição foi Nathan, Cria de Cotia que estava emprestada ao Coritiba e retornou ao Tricolor. Embora menos experiente, cumpriu um bom papel, rendendo elogios do próprio Rogério Ceni. Na vitória contra o São Bento, o treinador reconheceu a volta do jogador como um 'mérito' da diretoria.

- Eu acho que o Nathan, principalmente, foi mérito da direção em trazê-lo no momento em que a gente só tinha o Orejuela. Infelizmente, aconteceu do Orejuela se machucar e acho que os dois laterais vêm jogando muito. O Caio é impressionante na parte física, recuperação e recomposição dos dois hoje. O Nathan, e até ofensivamente o próprio Caio, criaram boas jogadas, eu acho que destacaria os dois como boas participações na partida - opinou Ceni.

Com o retorno dos outros laterais em breve, é possível que a escalação do Tricolor para o mata-mata sofra com algumas mudanças. Além disso, há um novo desfalque: Calleri. O jogador sofreu uma lesão no tornozelo e pode ficar fora por três meses.

Mas estas mudanças em escalações se tornaram algo frequente na temporada - justamente pelo alto número de lesões que a equipe tem enfrentado. No momento, é o período do ano que o departamento médico mais está se esvaziando. 

Dos 11 jogos até o momento, foram 11 escalações diferentes. Antes de ir para o mata-mata, o Tricolor enfrentará o Botafogo-SP neste domingo (5), ainda pela fase de grupos. Sem Calleri e pensando no confronto decisivo contra o Água Santa, nas quartas, mais uma vez a escalação pode mudar.

Entre as principais mudanças estão os desfalques nas laterais - tanto direita quanto esquerda -, e na zaga, muito por conta da cirurgia que Ferraresi teve que passar e as tendinites de Arboleda.

Relembre todas as escalações do São Paulo nesta temporada: 

São Paulo x Ituano: Rafael; Rafinha, Arboleda, Ferraresi e Welington; Pablo Maia e Rodrigo Nestor; Wellington Rato, Luciano e Pedrinho; Calleri.

Ferroviária x São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Alan Franco, Ferraresi e Welington; Pablo Maia, Jhegson Méndez e Luciano; Wellington Rato, Calleri e David.

Palmeiras x São Paulo: Rafael; Rafinha, Ferraresi, Arboleda e Welington; Méndez, Rodrigo Nestor e Luciano; Welington Rato, Calleri e David.

São Paulo x Portuguesa: Rafael; Orejuela, Beraldo, Alan Franco e Welington; Pablo Maia, Galoppo e Nestor; David, Luciano e Wellington Rato

São Paulo x Corinthians: Rafael; Orejuela, Alan Franco, Arboleda e Welington; Méndez, Rodrigo Nestor e Pablo Maia; Wellington Rato, David e Calleri.

Santo André x São Paulo: Rafael; Orejuela, Alan Franco, Beraldo e Welington; Gabriel, Rodrigo Nestor e Luciano; Caio, Erison e Pedrinho.

Red Bull Bragantino x São Paulo: Rafael; Orejuela, Alan Franco, Beraldo e Welington; Jhegson Méndez, Pablo Maia e Luciano; David, Wellington Rato e Erison.

São Paulo x Santos: Rafael, Orejuela, Beraldo, Alan Franco e Welington; Jhegson Méndez, Pablo Maia e Luciano; Wellington Rato, Calleri e Galoppo.

São Paulo x Inter de Limeira: Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Rodrigo Nestor; Jhegson Méndez, Gabriel Neves e Galoppo; Wellington Rato, Calleri e Caio.

São Bento x São Paulo: Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio; Luan, Nestor, Galoppo e Luciano; Wellington Rato e Calleri

São Paulo x São Bernardo: Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio; Jhegson Méndez, Nestor, Galoppo e Luciano; Wellington Rato e Calleri.

Veja possível escalação para jogo do São Paulo contra o Botafogo-SP:

Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio; Méndez, Pablo Maia e Nestor; Luciano, Galoppo e Wellington Rato.