Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Maidana estreia na base do São Paulo em amistoso com o Palmeiras

Zagueiro foi 'rebaixado' para a equipe sub-20 na semana passada e nesta quarta-feira foi observado ao lado de reservas da conquista da Copa do Brasil e joias do sub-17

Ao fundo, o zagueiro Iago Maidana durante amistoso contra o Palmeiras (Foto: Igor Amorum/www.saopaulofc.net)
Escrito por

Quase três meses após ser contratado pelo São Paulo e uma semana após ser desligado da equipe profissional, Iago Maidana finalmente estreou. O cenário, no entanto, foi muito diferente do imaginado pelos representantes do zagueiro, membros da Itaquerão Soccer. O debute do atleta de 19 anos foi em amistoso do Tricolor sub-20 contra o Palmeiras, disputado na manhã desta quarta-feira no CFA Laudo Natel, em Cotia.

Na partida, a comissão técnica de André Jardine observou reservas que jogaram pouco ou não participaram da conquista da Copa do Brasil Sub-20 na última terça-feira e joias do sub-17. Os testados podem ganhar chances na disputa do Campeonato Brasileiro sub-20, organizado em dezembro pela Federação Gaúcha de Futebol, e na Copa São Paulo, em janeiro.

O Tricolor levou a melhor sobre o rival Palmeiras de virada, após sair perdendo com gol de falta dos alviverdes. No segundo tempo, o meia Everton acertou assistência para o atacante Marlon empatar, enquanto o veloz Paulinho, do sub-17, serviu Gleison para sacramentar a virada.

Nesta quinta-feira, Jardine e seus comandados farão novo amistoso, contra o São Bento, de Sorocaba. Já no sábado, às 10h45 em Cotia, a equipe sub-17 fará a segunda partida da final do Campeonato Paulista da categoria contra o Santos. No jogo de ida, o Tricolor arrancou empate em 2 a 2 na Vila Belmiro e, por ter melhor campanha, pode empatar novamente para ser campeão.

Iago Maidana foi protagonista na queda do ex-presidente Carlos Miguel Aidar (Foto: Maurício Rummens/Fotoarena)

Relembre o Caso Maidana:

O zagueiro Iago Maidana vinha sendo observado pelo São Paulo desde julho e as negociações eram feitas diretamente com seu clube da época, o Criciúma, pelo então gerente-executivo da base tricolor, Júnior Chávare. Após a saída do profissional para o Grêmio, que desejava fechar acordo por empréstimo de um ano, quem assumiu as tratativas foi o gerente do profissional José Eduardo Chimello (já demitido), ao lado de Carlos Miguel Aidar (renunciou em outubro).

A compra foi selada em setembro, quando Chávare já havia se transferido para o Grêmio e Maidana assinado dois dias antes com o Monte Cristo, da Terceira Divisão de Goiás. A evidência de uma ponte na equipe goiana somada à participação da empresa Itaquerão Soccer - que comprou o garoto do Criticiúma - e aos valores investidos pelo São Paulo, levou o caso a julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

No tribunal, os clubes envolvidos correram o risco de rebaixamento, perda de pontos e proibição de contratações em até duas janelas de transferências. O STJD aceitou a defesa dos acusados de que não possuía competência para julgar o caso e aplicou apenas multas de R$ 100 mil, enquanto a multa aplicada ao zagueiro de 19 anos foi de R$ 10 mil.