Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lugano poderá buscar marca importante pelo São Paulo na Liberta

Beque está perto de retornar ao Tricolor, clube com o qual já disputou 29 partidas pela Libertadores; Nova campanha até as quartas de final deixará o ídolo atrás apenas de Ceni

Ceni é recordista de jogos na Libertadores  (Foto: Mauricio Hummens/Fotoarena/LANCE!Press)
Escrito por

Se realmente acertar o retorno para o São Paulo em 2016, o zagueiro uruguaio Diego Lugano poderá perseguir importante marca pelo clube na história da Copa Libertadores da América. Na primeira passagem, o defensor disputou 29 partidas do torneio internacional, o que lhe rende a 11ª posição no ranking de atletas que mais atuaram pelo Tricolor na competição.

A princípio, Lugano teria dois jogos garantidos: os dois confrontos da fase preliminar contra o Cesar Vallejo (PER). O primeiro embate está marcado para o dia 3 de fevereiro, em Trujillo, no Peru, enquanto o compromisso de volta está agendado para o dia 10. Como o Morumbi passa por reformas intensas no gramado, o duelo deve ser realizado no Pacaembu. 

Caso o Tricolor passe pelos peruanos e garanta vaga no Grupo A da Libertadores, Lugano poderá disputar mais seis partidas: duas contra o River Plate (ARG), duas contra o The Strongest (BOL) e duas contra o Trujillanos (VEN). Assim, os números do zagueiro poderão subir para 37, suficiente para desbancar o volante Richarlyson da quarta colocação no ranking.

Depois, serão mais oito jogos de mata-mata possíveis para São Paulo e Lugano. Nas três edições de Libertadores em que participou pelo São Paulo, o uruguaio chegou, no mínimo, à fase semifinal - caiu para o Once Caldas (COL) em 2004, foi campeão em 2005 e vice em 2006. Em contrapartida, o beque é conhecido por lances mais bruscos e frequentes suspensões por cartão amarelo, algo inexistente no torneio internacional na década passada.

Em um cenário otimista com o Tricolor finalista, Lugano chegaria até a 45 jogos de Libertadores pelo clube. Chegar às quartas de final, no entanto, já será suficiente para que o ídolo assuma a segunda posição de são-paulinos com mais jogos na competição, que está com o agora corintiano Danilo. Já Rogério Ceni segue soberano na liderança com 90 exibições na Libertadores.

Veja o top 10 de atletas com mais jogos pelo São Paulo na Libertadores:

Rogério Ceni - 90 - recorde entre brasileiros
Danilo - 40
Fabão - 38
Richarlyson - 35
Miranda - 35
Júnior - 34
Cicinho - 33
Josué - 33
Souza - 31
Müller - 29