Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Líder depois da Copa, São Paulo tem intertemporada como exemplo

Tricolor optou por não viajar durante a parada para o Mundial da Rússia e se concentrou em trabalhar forte para assumir a ponta do Brasileirão. Aguirre fala em manter o ritmo 

Jogadores do Tricolor durante os treinamentos na parada da Copa do Mundo (Foto: Rubens Chiri / SPFC)
Escrito por

A paralisação do futebol brasileiro durante a Copa do Mundo da Rússia fez muito bem ao São Paulo. Desde o retorno das partidas no país, o Tricolor somou 12 pontos em 15 possíveis, virou o melhor time da Série A no período e assumiu a liderança do Brasileirão. O retrospecto positivo tem relação direta com o método de trabalho adotado pelo clube naquele período.

Em decisão conjunta da comissão técnica de Diego Aguirre com a diretoria, os jogadores ganharam uma longa folga - duas semanas - e não fizeram nem uma viagem sequer. O Tricolor optou em trabalhar na capital paulista e, para aproximar ainda mais o elenco, ficou uma semana trabalhando em Cotia, na Grande São Paulo, onde treinam os atletas da base.

Sem alarde, a equipe fez cinco jogos-treino (Red Bull Brasil, São Caetano, São Bento, sub-21 e sub-23 do próprio clube), o suficiente para Aguirre aperfeiçoar o sistema de jogo, definir a equipe titular e manter os reservas focados e com ritmo para buscarem seu espaço no time.

Ainda durante aquele período, o Tricolor perdeu alguns de seus jogadores, como Petros, Júnior Tavares, Cueva e Bruno, mas apenas um titular: o lateral Éder Militão, que se despediu do clube do Morumbi após a vitória, por 2 a 1, diante do Vasco, rumo ao Porto. Ciente das perdas, a diretoria trouxe dois reforços importantes para a sequência da temporada: Rojas e Bruno Peres. 

Ciente de que precisa se manter forte para continuar brigando na parte de cima da tabela até dezembro,  quando termina o Brasileirão e a Copa Sul-Americana, o São Paulo fala em continuar trabalhando firme, assim como fez na intertemporada, para voltar a ser protagonista no futebol brasileiro - ambição da torcida já há alguns anos. 

- Falava muito no começo do trabalho que tínhamos de ter humildade. Isso não vai mudar. Temos a sorte de ter jogadores de experiência, de muita bagagem e que nos ajudam no dia a dia. Não dá para fazer outra coisa que não seja trabalhar. Estamos construindo algo para que o São Paulo possa terminar onde está hoje - disse o técnico Diego Aguirre ao fim da partida contra o Vasco.