Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo joga com intensidade e varia jogadas; leia análise

Pressão na roubada de bola e troca de passes no meio-campo funcionam. Tricolor domina o Corinthians no Morumbi, com direito a gritos de 'olé' da torcida são-paulina

Cobrando pênalti, Reinaldo marcou o gol único da vitória do São Paulo (Foto: André Pera/WPP/Lancepress!)
Escrito por

Fazia tempo que a torcida não via o São Paulo jogando com tanta intensidade como na vitória desta noite de domingo, contra o Corinthians, no Morumbi, por 1 a 0. Mais do que o triunfo, a atuação dos jogadores do Tricolor deixou animada a torcida, que gritou ‘olé’ ao fim do clássico. Para se ter uma ideia de tanto domínio ofensivo da equipe, o São Paulo terminou o jogo com 18 finalizações, contra somente três do Corinthians.

TABELA
Confira e simule a tabela do Brasileirão

Com uma proposta de sufocar o Corinthians desde o começo da partida, o técnico Fernando Diniz escalou a equipe com cinco jogadores no meio-campo (Luan, Liziero, Tchê Tchê, Hernanes e Vitor Bueno), deixando Alexandre Pato sozinho no comando de ataque. Os jogadores de meio, principalmente Hernanes e Vitor Bueno, juntamente com Pato, pressionaram a saída de bola corintiana, deixando o jogo nos pés da dupla de zagueiros do rival.

A estratégia deu resultado e o Tricolor, com uma boa troca de passes, conseguia envolver o Corinthians e chegar rapidamente à área de Cássio. Pato teve três chances de concluir, mas acabou pecando na tomada de decisão. Com a defesa do Corinthians fechando bem a entrada da área, os chutes de longa distância também foram uma arma do São Paulo. Reinaldo acertou uma bola na trave.

O São Paulo tentou inserir ao seu jogo mais alguns conceitos do treinador recém-chegado, Fernando Diniz. A saída de bola com participação frequente do goleiro, já vista com frequência na última rodada, contra o Bahia, em Salvador, foi um artifício bastante usado principalmente no primeiro tempo. Volpi, os dois zagueiros e os dois laterais, com a ajuda de Luan e Liziero, conseguiam fazer o time evoluir até a intermediária, começando a construção das jogadas ofensivas.

Na etapa final, parecia que o gol do Tricolor sairia a qualquer momento. E ele veio após pênalti de Manoel em Vitor Bueno. Reinaldo, algoz do rival nos últimos jogos, bateu bem e abriu o placar. Com o gol, o São Paulo continuou sendo melhor na partida, explorando principalmente a lateral-direita, posição hoje ocupada por Igor Vinícius, que substituiu Juanfran, com desgaste muscular.

A partir dos 15 minutos finais, o Corinthians se lançou ao ataque e deu diversas chances para o São Paulo matar o jogo. Igor Gomes e Pato perderam gols cara a cara com o goleiro rival. Mas nada que ameaçasse a vitória são-paulina, com direito a gritos de ‘olé’ ao final da partida. 

Vitória merecida, imposição no rival e vaga no G4 cada vez mais próxima. 

Em quinto lugar, o São Paulo chega aos mesmos 43 pontos do Corinthians, também com 11 vitórias, mas em desvantagem no saldo de gols (11 a 10). Na próxima rodada, o time dirigido por Fernando Diniz enfrenta o Cruzeiro, quarta-feira, às 21h, no Mineirão.