Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Início promissor do São Paulo no Brasileirão não esconde falhas

Tricolor venceu bem em sua estreia no principal campeonato do país, mas correu riscos desnecessários contra o Botafogo, sobretudo no segundo tempo da partida no Morumbi

Time titular do São Paulo no duelo contra o Botafogo (Foto: Paulo Fischer/WPP)
Escrito por

Não havia melhor maneira do São Paulo iniciar sua campanha no Campeonato Brasileiro 2019. Jogando em casa e com o apoio de mais de 26 mil torcedores, o Tricolor bateu o Botafogo, por 2 a 0, e deixou o Morumbi com a impressão de que, se quisesse, poderia ter feito mais. Mesmo assim, ainda há algumas falhas que precisam ser consertadas ao longo da temporada para buscar o tão sonhado heptacampeonato nacional.

Escalado com Pato no ataque e Tchê Tchê na primeira linha de volantes, o São Paulo demorou para conseguir fazer seu jogo engrenar. A orientação dada pela comissão técnica aos jogadores antes do jogo era buscar resolver as jogadas de ataque com a maior intensidade possível. O Tricolor bem que tentou, mas viu seu jogo ficar desorganizado no meio de campo.

O Botafogo se aproveitou disto e, na etapa final, chegou a ter quase 70% de posse de bola no Morumbi. Os números, no entanto, não explicam o que aconteceu dentro de campo. Isto porque, o time carioca não teve força para chegar ao gol de Tiago Volpi e o São Paulo, mesmo desorganizado, abriu o placar após bela jogada de Antony pela direita.

Na volta do intervalo, a postura tricolor foi completamente diferente. Ciente da dificuldade do Botafogo em propor o jogo, o técnico Cuca colocou o São Paulo na defesa e apostou no contra-ataque. O problema, no entanto, é que o Tricolor - mesmo com o velozes Antony e Alexandre Pato - não conseguiu colocar a ideia em prática da forma como foi planejada pelo seu treinador.

Por vários momentos, o São Paulo correu o risco de levar o empate em uma partida que, teoricamente, deveria estar sob controle. O Alvinegro carioca tentou pelos lados do campo e até chegou a oferecer algum perigo nas bolas paradas, mas pecou pela sua ineficiência nas raras vezes em que conseguiu furar a boa defesa tricolor.

A proposta de jogo do São Paulo no segundo tempo só foi dar resultado já nos 15 minutos finais da partida, quando Alexandre Pato conseguiu boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Tchê Tchê finalizar e parar nas mãos do paraguaio Gatito. O garoto Toró, estreante da noite, também ofereceu perigo em uma excelente arrancada iniciada no campo de defesa.

O time do técnico Cuca conseguiu resolver a partida apenas aos 37 minutos da etapa final, quando Tchê Tchê roubou a bola, fez excelente jogada e rolou para Hernanes achar Hudson livre. O volante, mesmo de fora da área, bateu com categoria para selar a vitória tricolor na estreia do Campeonato Brasileiro.

O São Paulo venceu, e venceu bem. Contudo, o time correu riscos desnecessários durante toda a partida, sobretudo no segundo tempo. A tendência é de que o Tricolor encontre equipes mais sólidas pela frente e, manter a mesma postura desta noite, pode custar caro à equipe, que entra no campeonato para brigar na parte de cima da tabela.