Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Independente volta ao Grupo Especial, e Carnaval paulistano terá quatro organizadas em 2023

Torcida são-paulina garantiu retorno à primeira divisão da folia quatro anos após cair

Casal de porta-bandeira e mestre-sala durante desfile da Independente, na última quinta (Foto: Divulgação)
Escrito por

O Carnaval de São Paulo terá quatro torcidas organizadas presentes em 2023. Na noite desta terça-feira (26), a Independente, agremiação ligada à uniformizada do São Paulo, garantiu a segunda colocação do Grupo I (equivalente à segunda divisão) da folia paulistana e obteve o acesso ao Grupo Especial (a Mancha Verde foi a campeã deste ano na divisão principal).

>> GALERIA: O esporte no samba: lembre quem já foi reverenciado no Carnaval

>> Com desfile impecável, Mancha chega a segundo título do Carnaval

A escola tricolor levou para a avenida o enredo 'Brava gente, é hora de acordar!' com a proposta de mostrar os problemas que o povo brasileiro sofre desde os tempos da colonização. Com destaque para a dança vibrante do casal de mestre-sala e porta-bandeira, o bom desempenho da bateria e a sinergia entre todos os componentes, a agremiação terminou sua apresentação com 57 minutos sem demonstrar nem um pouco de preocupação.

O tema agradou os jurados, que concederam à Independente a pontuação máxima, de 260 pontos, a mesma da Estrela do Terceiro Milênio, agremiação da zona sul paulistana que ficou com o título pelos critérios de desempate.

A torcida são-paulina volta, assim, ao Grupo Especial, onde concorreu apenas uma vez, em 2018, quando acabou rebaixada. Foi a última vez também que a folia paulistana teve quatro torcidas organizadas, justamente as mesmas que desfilarão no ano que vem: a atual campeã Mancha Verde, Dragões da Real e Gaviões da Fiel.

Confira o resultado final do Grupo de Acesso 1 de SP:

1 - Estrela do Terceiro Milênio - 260 (acesso)
2 - Independente Tricolor - 260 (acesso)
3 - Pérola Negra - 259,7
4 - Camisa Verde e Branco - 259,5
5 - MUM - 259,5
6 - X-9 - 259,3
7 - Morro da Casa Verde - 259,2
8 - Leandro de Itaquera - 258,5 (rebaixada)