Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em apuração com briga e prisão, Império da Casa Verde conquista o Carnaval de São Paulo

Membro de diretoria da Vila Maria é preso após tumulto; Dragões da Real e Gaviões, ligadas a torcidas organizadas, ficam em quinto e sétimo, respectivamente

Membros de escola entram em choque com seguranças (Foto: PAULO LOPES/FUTURA PRESS)
Escrito por

Em uma apuração marcada por empurra-empurra e prisão, a Império da Casa Verde consagrou-se campeã do Carnaval paulistano em 2016. Com 269,4 pontos, a escola da zona norte acumulou três décimos a mais que a segunda colocada, a Mocidade Alegre, que foi tricampeã em 2012/13/14. Em terceiro ficou a Acadêmicos do Tatuapé, que fez o mesmo número de pontos que a segunda, mas perdeu no quesito-desempate.  A Vai-Vai, que defendia o título, foi quarta colocada. 

As duas escolas do Grupo Especial ligadas a torcidas organizadas de futebol ficaram na parte de cima da tabela. A são-paulina Dragões da Real, que chegou a brigar com a Império da Casa Verde pela primeira colocação, terminou no quinto posto. A Gaviões da Fiel encerrou no sétimo lugar. 

Império de Casa Verde conquista o Carnaval de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

A apuração teve momentos de tensão e nervos aflorados. Tudo começou quando um julgador do quesito evolução deixou em branco a nota da Império da Casa Verde. Nesse momento, alguns integrantes de escolas tentaram invadir o espaço destinado à mesa onde estava o presidente da Liga das Escolas de Samba. Tempos depois, após outra omissão de um jurado, desta vez no quesito harmonia para a Dragões da Real, a confusão se instalou de vez. Um grande empurra-empurra se disseminou até a parte externa do pavilhão onde ocorria a apuração. Um integrante da diretoria da Vila Maria acabou detido e levado para a delegacia. 

VEJA ABAIXO FOTOS DO DESFILE DA DRAGÕES DA REAL

Não foi a primeira vez que a apuração do desfile teve confusão. Em 2012, um membro da Império da Casa Verde foi à mesa, roubou um envelope com notas e o rasgou. A partir daí, um quebra-quebra começou a acontecer, com torcedores atirando objetos e tentando romper a grade onde estava a organização do Carnaval. Por conta disso, a divulgação das notas passou a acontecer sem a presença de torcedores. 

VEJA ABAIXO FOTOS DO DESFILE DA GAVIÕES DA FIEL


Pérola Negra e X-9 Paulistana ficaram nas duas últimas colocações e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso de 2017.