Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 13/08/2021
21:17
Atualizado em 14/08/2021
16:16
Compartilhar

O atual clube do diretor de futebol Rui Costa, o São Paulo, enfrentará o clube que o dirigente projetou, o Grêmio, neste sábado (14), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com passagem pelo departamento jurídico do clube gaúcho, Rui Costa tornou-se diretor estatutário de futebol em 2010, e três anos depois, em 2013, oficializado como executivo profissional, onde conduziu o clube com uma boa política de uso das categorias de base.


CONFIRA A TABELA ATUALIZADA E SIMULE OS JOGOS DO BRASILEIRÃO DE 2021!

Em seu primeiro ano de trabalho, sob a direção do presidente Fábio Koff, o clube prezou por menos contratações e mais investimentos na base, visando fazer uma economia. Neste contexto, a tarefa mais difícil foi criar condições para formar equipes com orçamentos desafiadores.

Assim, foi criado o Projeto Lapidar, visando proporcionar maior desenvolvimento para os atletas de divisões amadoras, desde os 12 até a fase quase profissional, de 20 anos.

Esse processo de revelar novos talentos virou marca registrada do Grêmio, ganhando força a partir da entrada do então diretor de futebol executivo, Rui Costa. Foi ele quem deu a chancela e colaborou para a criação do projeto, ao lado de outros profissionais que compunham o departamento de futebol, entre eles, o atual gerente de futebol do Bahia, Júnior Chávare.

Assim, foram revelados jogadores como Wallace, Pedro Rocha, Éverton Cebolinha, Luan e Pepê. Juntos, somados aqueles que já foram negociados, mais de 100 milhões de euros entraram nos cofres do Tricolor Gaúcho.

No departamento de futebol, Rui Costa foi o um dos responsáveis pela montagem do elenco campeão da Copa do Brasil de 2016, conquistado após sua saída, tendo participação direta na contratação do autor do gol da decisão, o equatoriano Miller Bolaños.

Outro contratado por Rui Costa foi o zagueiro que se tornou ídolo do Grêmio, Pedro Geromel. Contratado pelo Grêmio em dezembro de 2013, a negociação foi liderada por Rui Costa.

Há pouco mais de sete meses no São Paulo, Rui Costa conquistou, ao lado de profissionais como Carlos Belmonte, Muricy Ramalho e o presidente Julio Casares o título do Campeonato Paulista de 2021, quebrando um seca de oito anos sem taça.

Além disso, o diretor dá sequência a seu bom uso da base, que é destaque no São Paulo, fornecendo grandes nomes ao time profissional.

Embora lute na parte de baixo da tabela do Brasileirão, o time segue vivo nas quartas de final da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, podendo conquistar taças importantes.

A bola rola a partir das 21h deste sábado, no Morumbi e o confronto marca um duelo importante entre dois times que lutam contra o rebaixamento. O São Paulo é o atual 16º colocado, enquanto o Grêmio ocupa a 19ª posição da tabela.

Siga o Lance! no Google News