Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Futebol feminino do São Paulo fecha 2019 com oito finais em dez torneios

Equipe profissional e base, juntas, conquistaram quatro títulos durante a temporada, que marcou a retomada do Departamento de Futebol Feminino. Em 2020 estará na Série A1

Futebol feminino do São Paulo levou quatro títulos na temporada 2019 (Foto: Igor Amorim/saopaulofc.net)
Escrito por

No último final de semana, o ano se encerrou para o futebol feminino do São Paulo. Com o título do Brasileirão sub-16, o Tricolor fechou a temporada com saldo positivo. Das dez competições disputadas, somando base e profissional, o clube chegou em oito finais e finalizaram 2019 com quatro taças na conta.

A temporada foi a primeira da história do São Paulo com equipes de futebol feminino tanto no profissional, quanto nas categorias de base, somando torneios nacionais, estaduais e sul-americanos disputados. No início do ano, o Tricolor estreou com a equipe de base na Fiesta Sudamericana de la Juventud e, defendendo o título, não conseguiu chegar à final, mas ficou com o terceiro lugar na competição. Na sequência, a mesma equipe disputou a Copa Gevi e a Copa Nike, encerrando com o vice e o primeiro lugar, respectivamente.

O ano da base ainda contou com duas competições inéditas: o Brasileiro sub-18 e o Brasileiro sub-16. No primeiro campeonato, o Tricolor perdeu para o Internacional e ficou em segundo lugar, mas no segundo torneio conquistou o troféu. A equipe comandada por Thiago Viana ainda alcançou um feito histórico ao vencer o Paulista sub-17 pela terceira vez consecutiva.

Enquanto isso, no retorno do futebol feminino profissional, o Tricolor fez bonito no ano e chegou em todas as finais disputadas. A primeira foi o Brasileiro Série A-2, que o time ficou com o título ao vencer o Cruzeiro e conseguiu o sonhado acesso à elite do futebol nacional. Na Copa Paulista e no Paulistão, a equipe comandada por Lucas Piccinato ficou com o segundo lugar. Mesmo assim, o profissional conquistou a torcida tricolor, que abraçou e acolheu a equipe.

Agora com todas as competições encerradas, o futebol feminino do Tricolor entra em férias com o saldo positivo. Dos dez campeonatos disputados no ano, chegou em oito finais e encerrou a temporada com quatro títulos, um pela equipe profissional e mais três com as categorias de base.

CONFIRA OS CAMPEONATOS

Base
- Fiesta Sudamericana de la Juventud - 3º lugar
- Copa Nike - Campeão
- Copa Gevi - 2º lugar
- Torneio de Desenvolvimento - 4º lugar
- Paulista sub-17 - Campeão
- Brasileiro sub-18 - 2º lugar
- Brasileiro sub-16 - Campeão

Profissional
- Brasileiro A2 - Campeão
- Copa Paulista - 2º lugar
- Paulista - 2º lugar