Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Executivo do São Paulo, Rui Costa afirma em entrevista: ‘Gestão é muito mais do que fechar contratações’

Dirigente destaca a importância de definir conceitos de jogo, entender a filosofia do clube e ter responsabilidade financeira<br>

Rui Costa (direita) durante a renovação de contrato do zagueiro Diego Costa (Foto: Divulgação/São Paulo FC)
Escrito por

O executivo Rui Costa, que está no São Paulo desde o início da temporada passada, concedeu uma entrevista ao podcast da “Brasil Futebol Expo 2022”, maior congresso de futebol da América Latina. No bate-papo, o dirigente abordou os principais temas que envolvem a direção executiva de um clube de futebol.


GALERIA
+ Confira como estão as negociações para renovações de contratos do elenco do São Paulo


Em 2021, os 25 principais times brasileiros somaram um endividamento líquido total de R$10,14 bilhões, segundo um levantamento feito pela consultoria EY, especializada em finanças. Junto com Cícero Souza, atual gerente de futebol do Palmeiras, Rui destacou a importância de estabelecer uma filosofia de gestão apropriada ao DNA e à história de cada clube, com decisões coerentes e responsabilidade com a saúde financeira das equipes.

- O futebol é tão coletivo fora de campo quanto dentro. O gestor de futebol normalmente é avaliado pelas suas contratações, mas a gestão não é contratar atleta e mandar embora, para ganhar a qualquer preço e endividar os clubes. A maioria das equipes possuem problemas financeiros seríssimos, que são consequência de anos praticando essa filosofia irresponsável. Temos que sempre buscar a vitória e os títulos, essa é a essência do futebol, mas é preciso implantar processos, ter responsabilidade financeira, apostar em atletas jovens e experientes e pensar no futuro do clube - disse o dirigente.

Temas como categorias de base, marketing, diretoria executiva e rotina dos clubes foram debatidos durante a conversa. Com passagens por Grêmio, Chapecoense, Athletico-PR e Atlético-MG, o executivo também comentou sobre o trabalho que vem sendo realizado no São Paulo.

- É um privilégio trabalhar no São Paulo. É importante entender o tamanho da instituição em que você trabalha, o peso da camisa e a expectativa da torcida. Na diretoria de futebol, junto com Belmonte, Muricy e Casares, temos uma ideia muito clara sobre o que é o melhor para o clube, e é isso que pauta as nossas decisões. No elenco atual, optamos por mesclar atletas jovens e experientes, para ter um time equilibrado, com perfil vencedor - completou Rui.

TABELA
> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Confira todos os jogos da Copa do Brasil-22
> Confira todos os jogos da Copa Sul-Americana-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!