Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em aniversário de 93 anos do São Paulo, Telê Santana é imortalizado em homenagem

O clube inaugurou uma estátua em homenagem a um dos maiores treinadores da história no estádio do Morumbi

Escrito por

Nesta quarta-feira (25), o São Paulo completou 93 anos. E junto ao aniversário, o clube inaugurou uma estátua no estádio do Morumbi em homenagem ao treinador Telê Santana, responsável por comandar o Tricolor em um dos períodos mais marcantes da sua história.

Telê chegou ao São Paulo em outubro de 1990. O técnico foi visto pelos são paulinos como o 'Fio de Esperança'. Mestre Telê, como era conhecido, conquistou dez títulos oficiais, além de outros torneios - tanto nacionais quanto internacionais.

Quem foi o craque da Copinha 2023? LANCE! escuta especialistas

Veja tabela do Campeonato Paulista e simule os próximos jogos

O LANCE! já havia adiantado sobre a estátua. A obra faz parte de uma série de homenagens que o Tricolor organizou aos ídolos presentes na conquista do Mundial de 1992, que completou 30 anos em 2022. Em dezembro, jogadores daquele plantel, incluindo os titulares Vítor, Zetti, Raí e Macedo, estiveram no Morumbi e autografaram o livro oficial lançado pelo clube sobre aquele ano, escrito pelo historiador Michael Serra.

A obra foi colocada entre os portões 1 e 2 do Morumbi e será visível para quem passar na via pública, na Praça Roberto Gomes Pedrosa. A estátua é bem detalhada. Telê veste o tão famoso agasalho que utilizou nas conquistas de 92 e segura as taças dos Mundiais.

O filho de Telê Santana, Renê Santana, esteve presente na inauguração e foi presenteado com uma miniatura da obra. 

Como Mestre Telê fez história no São Paulo

É impossível falar de São Paulo e não falar de Telê Santana. Em 1990, quando chegou ao clube, foi visto até mesmo com um certo ceticismo, uma vez que o ex-técnico carregava a fama de 'pé-frio', por conta do seu trabalho na Seleção Brasileira de 1982 e 1986. Embora tivesse trabalhado por um curto período no Tricolor, em 1973, seu retorno ao Tricolor teve influência de Carlos Caboclo, um amigo de longa data.

Recém-saído do Palmeiras, Telê Santana afirmava que não queria mais saber de futebol. Carlos Caboclo, por sua vez, ameaçou buscá-lo de carro e pessoalmente. Isso foi decisivo para convencer Telê a aparecer na mesa de negociações e se firmar com o São Paulo - mesmo sem ter, de fato, acertado o contrato no papel. Naquele ano, começou a treinar a equipe na 10ª colocação na tabela do Brasileiro, e encerrou a temporada como vice-campeão.

Depois disso, foi história feita. O treinador atuou no comando do clube por 410 jogos e foi o responsável pelas conquistas mais importantes de toda a história do Tricolor. Telê esteve no Mundial de 1992 e 1993, nas Libertadores dos mesmos anos, na Supercopa de 1993, na Recopa de 1993 e 1994, no Campeonato Brasileiro de 1991 e no Campeonato Paulista de 1991 e 1992. Foram 198 vitórias, 121 empates e 91 derrotas. O ex-treinador, ao todo, soma 22 títulos - sendo dez destes oficiais.

Telê Santana recebe homenagem no Morumbi (Foto: Reprodução)