Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em adeus à torcida com jogo decisivo no Morumbi, São Paulo pegará time que só venceu duas vezes fora de casa

Com três vitórias, três empates e uma derrota em seu estádio após a volta dos torcedores, Tricolor receberá o Juventude, que ganhou 24,4% dos pontos que disputou como visitante

Tricolor aposta em sua força em casa e pegará rival de campanha ruim como visitante (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)
Escrito por

Com apenas uma derrota sofrida em sete jogos com o apoio de sua torcida no Morumbi, que foi liberado para voltar a receber público a partir de outubro após longo período com portões fechados por causa da pandemia da Covid-19, o São Paulo dará adeus à massa tricolor em seu estádio no ano nesta segunda-feira, às 19h, quando recebe o Juventude pela penúltima rodada do Brasileirão.

> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

E no confronto que teve seu teor decisivo elevado após a derrota por 3 a 0 para o Grêmio, sofrida na noite da última quinta-feira, em Porto Alegre, o time comandado por Rogério Ceni terá pela frente uma equipe que é uma das piores da competição atuando como visitante. Em 18 jogos fora de casa, o clube gaúcho ganhou apenas dois, sendo um deles sobre a lanterna e rebaixada Chapecoense, por 2 a 0, em Chapecó, pela 32ª rodada do torneio.

O outro único triunfo da equipe fora de Caxias do Sul neste Campeonato Brasileiro ocorreu na 16ª jornada, no dia 14 de agosto, quando bateu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, em Bragança Paulista, onde desencantou longe de seus domínios após três derrotas e quatro empates em campos adversários.

E ao longo de 18 confrontos como visitante, o Juventude, além de obter apenas duas vitórias, foi superado em nove partidas e empatou outros sete jogos, o que resulta em um aproveitamento de apenas 24,1%. Assim, o time amarga a 17ª melhor campanha fora de casa na competição, ficando à frente apenas do Ceará (com os mesmos 24,1%, só que uma vitória a menos), do Grêmio e da Chapecoense, respectivos 18º, 19º e 20º neste ranking paralelo do torneio.

APROVEITAMENTO DE 57,14% NO MORUMBI COM A TORCIDA

O São Paulo, por sua vez, ganhou 57,14% dos pontos que disputou atuando com o apoio de sua torcida no Morumbi. Foram três vitórias, três empates e uma derrota, sendo que nesta série de duelos marcou seis gols e tomou outros seis, quatro deles levados apenas na goleada por 4 a 0 para o Flamengo, no dia 14 de outubro. Na ocasião, a equipe foi vazada por duas vezes em apenas três minutos e pouco depois, aos 10, teve Calleri expulso por falta violenta em David Luiz, fato que acabou sendo determinante para o atropelo sofrido em casa.

TRICOLOR É APENAS O 15º MELHOR MANDANTE

Já ao projetar o duelo desta segunda-feira sob uma outra ótica, a que leva em conta o aproveitamento geral do Tricolor no Morumbi neste Brasileirão, o time precisa ficar mais preocupado, pois é apenas o 15º melhor mandante, com seis vitórias, nove empates e três derrotas, um aproveitamento de 50% ao somar 27 dos 54 pontos possíveis até aqui em 18 partidas realizadas em seu estádio.

E nesta longa série caseira no Brasileirão deste ano, os são-paulinos marcaram apenas 15 gols e tomaram 14. Por outro lado, o Juventude se mostrou frágil defensivamente como visitante ao ser vazado por 26 vezes e exibiu pouca eficiência ofensiva ao contabilizar apenas 16 bolas nas redes fora de casa.

Apesar da derrota por 3 a 0 para o Grêmio sofrida na última quinta-feira, Rogério Ceni também aposta que o São Paulo será apoiado em peso pelo seu torcedor nesta segunda-feira, quando poderá estar jogando ainda para livrar o risco de rebaixamento à Série B. O time só saberá se atuará ainda sob ameaça de descenso após a realização de dois duelos deste domingo, que envolvem Bahia e Grêmio, hoje respectivos 17º e 18º colocados do torneio nacional.

- Eu tenho certeza de que o torcedor vai estar lá apoiando como sempre. Mesmo depois da vergonha que passamos hoje (quinta-feira), ele não vai se afastar, deixar de estar no Morumbi. E passa combustível pra que o time tenha força pra vencer o Juventude e consequentemente se livrar desse perigo de rebaixamento - disse o treinador, na entrevista coletiva que deu após a derrota para o gremistas em Porto Alegre, em resultado que depois pesou para o time são-paulino fechar a 36ª rodada da competição em 14º lugar, com 45 pontos.