Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dorival testa variações, e Lucas Fernandes se destaca em treino

Técnico do São Paulo fez diversas mudanças no time titular ao longo da atividade da manhã desta quarta-feira e viu o meia, recém-recuperado de lesão muscular, marcar dois gols

(Foto: Érico Leonan / saopaulofc)
Escrito por

A atividade tática da manhã desta quarta-feira, no CT da Barra Funda, serviu para Dorival Júnior testar diversas opções no time para enfrentar o Avaí, no domingo, em Florianópolis, em jogo que a equipe não pode perder para não voltar à zona de rebaixamento do Brasileiro. E quem mais se destacou na movimentação foi Lucas Fernandes, meia recém-recuperado de lesão muscular.

O jogador de 19 anos, desfalque das quatro últimas partidas por estiramento na coxa esquerda, já está completamente liberado. E mostrou condições técnicas para ganhar chance: atuou como titular na parte final do treino tático e fez dois gols na vitória por 3 a 0 sobre os reservas - Hernanes abriu o placar.

Mas ainda não é possível arriscar a escalação do fim de semana. Dorival Júnior não poderá contar com os atacantes Marcinho e Lucas Pratto, suspensos, e, nesta quarta-feira, o lateral-esquerdo Edimar e o atacante Gilberto seguiram no Reffis, em tratamento de incômodo na coxa direita e dores no joelho esquerdo, respectivamente. A expectativa é que ambos treinem normalmente nesta quinta e enfrentem o Avaí.

Com as alternativas que tem, as mudanças mais prováveis em relação ao time que iniciou a partida contra o Cruzeiro, no domingo, são o volante Jucilei retomando a vaga de titular que foi de Militão e a volta do meia Cueva, que cumpriu suspensão na última rodada, novamente formando a linha de armação no 4-1-4-1 que o técnico deve manter.

Após aquecimento e atividades técnicas em campo reduzido, sem nenhum indício de time, Dorival comandou treino tático armando os titulares com: Renan Ribeiro; Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei; Marcos Guilherme, Petros, Hernanes e Cueva; Denilson. Os reservas tinham: Sidão; Militão, Lugano, Douglas e Shaylon; Aderllan e Gomez; Maicosuel, Lucas Fernandes e Thomaz; Brenner.

Na atividade tática, Pratto ficava no meio do campo, com um colete diferente, como um curinga, acelerando a transição dos dois times do ataque para a defesa. Enquanto isso, Marcinho, Wesley, Foguete e Pedro Bortoluzo faziam treino separado.

Ainda na primeira parte do trabalho tático, Dorival alterou o posicionamento dos titulares, recuando Petros para ficar na cabeça de área e adiantando Jucilei. Na frente, pediu para Denilson abrir pela esquerda e avaliou Cueva como se fosse um "falso 9", mexendo-se bastante na área adversária.

Na segunda metade do treino, Marcinho virou curinga, com Pratto, partindo para a atividade isolada. Entres os titulares, Militão entrou na lateral direita e Brenner substituiu Denilson, atuando como centroavante. Petros seguiu na cabeça de área e Jucilei, adiantado. Com esse posicionamento, a equipe abriu o placar quando Hernanes encobriu Denis, que tinha acabado de substituir Sidão - Lucas Perri também revezou com Renan Ribeiro no time principal.

Ao longo do treino, Dorival ainda colocou Thomaz no lugar de Marcos Guilherme, aberto pela direita, e resolveu apostar em Lucas Fernandes na vaga de Cueva. Como já tinha feito com Cueva e Denilson, pediu para Brenner abrir pela esquerda e Lucas Fernandes ser o "falso 9". Assim, Lucas Fernandes aproveitou cruzamento rasteiro de Brenner para fazer 2 a 0 e, depois, marcou mais um, após Thomaz ir à linha de fundo, pela direita, e recuar para ele.

Com intensa movimentação, Lucas Fernandes foi importante no melhor momento dos titulares do treino. A equipe principal ainda esteve perto de fazer 4 a 0, quando Jucilei recebeu lançamento na área e tocou por cima de Denis, mais uma vez adiantado. A finalização do volante acertou o travessão.

Nos últimos minutos da atividade, o meia Jonatan Gomez saiu com dores no pé direito, sendo atendido pelo médico José Sanchez, e Marcinho passou a integrar o time reserva, deixando o treino sem nenhum curinga. Pouco depois, o exercício acabou. O elenco volta a trabalhar na tarde desta quinta-feira, no CT da Barra Funda.