Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dorival herda 60% do grupo que Ceni tinha em janeiro e pode perder mais

Técnico assume nesta segunda um São Paulo que passa por reformulação em meio à temporada e ainda pode negociar Rodrigo Caio e Cueva com a Europa nos próximos dias

Ivan Storti / Santos FC
Escrito por

Às 12h30 desta segunda-feira, Dorival Júnior será apresentado como técnico do São Paulo. E herdará apenas 60,7% do grupo de 28 jogadores que Rogério Ceni, seu antecessor, levou para disputar a Florida Cup, durante a pré-temporada, em janeiro. Expondo a reformulação que o elenco passou durante o ano.

Do grupo que foi para os Estados Unidos, permanecem apenas os goleiros Denis, Renan Ribeiro e Sidão, os laterais Buffarini, Bruno e Júnior Tavares, os zagueiros Rodrigo Caio, Lugano e Douglas, os volantes Wesley e Araruna, os meias Cueva, Cícero, Lucas Fernandes e Shaylon e os atacantes Gilberto e Wellington Nem.

E Dorival deve ser informado que pode perder outros dois desses que ficaram. A diretoria apenas aguarda que o Zenit, da Rússia, confirme o aviso de que fará uma oferta para cobrir a multa rescisória de 18 milhões de euros (R$ 67,5 milhões) e levar Rodrigo Caio. A expectativa quase tirou o zagueiro do clássico desse domingo, diante do Santos.

Quem nem viajou com a delegação para a derrota na Vila Belmiro foi Cueva. Embora o interino Pintado assuma a responsabilidade de não levá-lo por opção técnica, a diretoria aguarda proposta da Turquia, prometida por um empresário, e profissionais do clube já o tratam como jogador liberado. O camisa 10 piorou após ganhar aumento e renovar em março, até 2021, e o Tricolor espera receber 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 38 milhões).

As mudanças que incomodaram Rogério Ceni, demitido há uma semana, foram constantes em 2017. No primeiro semestre, o clube vendeu o atacante David Neres, para o Ajax, da Holanda, e o zagueiro Lyanco, ao Torino, da Itália. No mês passado, o volante João Schmidt saiu de graça para Atalanta, da Itália, e foram negociados o zagueiro Maicon com o Galatasaray, da Turquia, e o volante Thiago Mendes e o atacante Luiz Araújo, ambos para o Lille, da França.

Daquele grupo que foi à Flórida, além do zagueiro Maicon, dos volantes Thiago Mendes e João Schmidt e do atacante Luiz Araújo, o goleiro Thiago Couto está no time sub-20, o lateral Foguete foi emprestado ao Vila Nova, o zagueiro Lucão segue afastado após dizer que queria sair, o zagueiro Breno e o volante Wellington rumaram ao Vasco, o atacante Neilton saiu para o Vitória e o centroavante Chavez foi devolvido ao Boca Juniors.

Por outro lado, a diretoria traz reforços. O volante Jucilei e o atacante Lucas Pratto, por exemplo, chegaram após a pré-temporada. Outras contratações ao longo do ano foram o zagueiro Arboleda, o lateral-esquerdo Edimar, o volante Petros, os meias Thomaz e Jonatan Gomez e os atacantes Marcinho, Morato (machucou-se após um jogo e não atua mais neste ano), Denilson e Maicosuel. E o clube ainda acerta trâmites burocráticos para anunciar o volante Matheus Jesus e o zagueiro Aderlan.