Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo divide elenco para organizar a defesa e ‘curar’ o ataque

Ricardo Gomes faz trabalho de bolas paradas para ajeitar o posicionamento defensivo, enquanto o auxiliar Pintado cobra decisões mais rápidas de meias e atacantes na área

Ricardo Gomes, zagueiro durante a carreira de atleta, cuidou da defesa(Foto: Maurício Rummens/Fotoarena)
Escrito por

Com o ambiente mais leve e os jogadores mais confiantes, o São Paulo realizou o penúltimo treino antes de encarar a Ponte Preta pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Debaixo de sol forte na manhã desta quinta-feira, o elenco e a comissão técnica foram divididos em dois grupos para atividades específicas de ataque e defesa no CT da Barra Funda.

De um lado, Ricardo Gomes reuniu a maioria dos defensores - zagueiros, laterais e volantes - para fazer ajustes de posicionamento em bolas paradas. Quando a ideia era melhorar a parte defensiva, Jean Carlos e Michel Bastos cruzavam e seis jogadores precisavam marcar outros seis: Lyanco, Douglas, Rodrigo Caio, Mena, João Schmidt e Mena.

O técnico variou a formação, sacando ora Lyanco, ora Douglas, e mantendo a dúvida sobre quem ocupará o posto dos suspensos Lugano e Maicon. Mais tarde e sem adversários, o mesmo sexteto que marcava as bolas cruzadas passou a treinar a movimentação ofensiva do fundamento e ganhou o reforço do centroavante Chavez. Wesley, então, deu mostras de que deve ser o substituto de Buffarini (suspenso) na lateral direita e efetuou as cobranças.

Pintado comandou atividade ofensiva (Foto: Bruno Grossi)

Enquanto isso, o auxiliar Pintado trabalhava na área oposta do gramado com um grupo formado basicamente por meias e atacantes - exceções a Matheus Reis, Buffarini, Auro e Wellington. Três times de quatro foram formados, com um fora da área servindo de coringa e com direito a dois toques na bola e dois dentro, com toques livres e ordem de concluir rapidamente a gol.

Pintado repreendeu os atletas que "enfeitaram" demais as jogadas ou que exageraram nos passes de lado e gritava: "Tabela e finaliza. Área é situação de jogo, tem que concluir logo". O grupo logo atendeu aos pedidos do auxiliar e a quantidade de gols aumentou. David Neres, novo xodó da torcida, e os recém-chegados Robson e Jean Carlos foram os destaques.

Para encerrar a manhã de treinos, Kelvin, Neres e Luiz Araújo se juntaram a Thiago Mendes, Cueva, Chavez e Pedro para trabalho de ultrapassagens, tabelas e finalizações. O exercício variava jogadas de linha de fundo, cortes para dentro dos pontas e giros dos pivôs. A equipe volta a treinar nesta sexta-feira, às 10h, no Morumbi.

O estádio será palco também da partida de sábado, às 17h, contra a Ponte Preta. Além dos suspensos Maicon, Lugano e Buffarini, Ricardo Gomes não poderá contar mais uma vez com os lesionados Hudosn, Carlinhos e Bruno.