Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Diniz busca substituto para Antony no São Paulo; veja possíveis opções

Atacante já seria baixa contra o Santos por conta da Seleção sub-23, mas agora, machucado, deve ser desfalque por mais tempo. Desafio para o técnico do Tricolor

Daniel Alves pode ser uma opção para a vaga de Antony no ataque do Tricolor (Foto: Felipe Espíndola/saopaulofc.net)
Escrito por

O São Paulo ainda se recupera de duas derrotas consecutivas em casa pelo Brasileirão, mas não há muito tempo para lamentar e já no próximo sábado vai ter uma parada dura para enfrentar: o Santos, na Vila Belmiro. E para esse jogo o técnico Fernando Diniz não poderá contar com Antony, lesionado e suspenso pelo terceiro amarelo, ou seja, um problema para ser resolvido nesta semana de treinamentos. Dessa forma, o LANCE! traz possíveis opções para a vaga.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

Há algum tempo já era sabido que o jovem atacante desfalcaria o Tricolor no clássico, uma vez que foi convocado para representar a Seleção sub-23 em torneio na Espanha, tanto é que "forçou" o terceiro amarelo para cumprir suspensão durante a Data Fifa, mas na apresentação ao técnico André Jardine, na Europa, relatou dores na coxa esquerda e foi cortado pela CBF. Fato é que a lesão pode deixá-lo fora por mais de uma partida, como era previsto.

Assim, Fernando Diniz terá esta semana para definir como equacionar o problema do lado direito do ataque na ausência daquele que talvez seja, atualmente, o jogador mais importante do setor. A questão pode ser resolvida com uma substituição simples, com uma mudança de sistema tático, com uma opção mais arrojada ou com uma opção mais conservadora.

A solução mais tradicional seria a entrada de um jogador com características parecidas com a de Antony, como Calazans, Helinho e Toró. O trio, porém, nem esteve entre os relacionados para o duelo com o Athletico-PR, no último domingo. Calazans costuma treinar pelo lado direito quando o time reserva realiza jogos-treino, Toró tem se destacado nas atividades desta semana, mas é improvável que Fernando Diniz faça a escolha por um dos dois ou Helinho.

Já uma alternativa que aparece como favorita neste momento seria deslocar Daniel Alves da lateral para a linha de três homens no meio-campo, atuando mais pelo lado direito. Assim, formaria o trio com Vitor Bueno, pela esquerda, e Igor Gomes, mais centralizado, enquanto Jucilei e Tchê Tchê atuariam por trás, e Reinaldo e Igor Vinícius (ou Juanfran), teriam mais liberdade pela ala.

Pablo ficaria mais isolado no cenário citado acima, por esse motivo, pode haver a tentativa de efetuar uma outra troca mais simples, como a entrada de Alexandre Pato, para atuar como segundo atacante, mas próximo da referência, onde o camisa 7 gosta de jogar. Assim Vitor Bueno seria deslocado da esquerda para o lado direito do ataque, deixando o corredor para Reinaldo explorar.

Como o Santos tem sido muito avassalador do ponto de vista ofensivo, Diniz pode querer fechar um pouco mais o time, colocando Liziero no lugar de Antony, mas posicionado no lado esquerdo do meio-campo ao lado de Tchê Tchê, com Jucilei por trás e Igor Gomes à frente, deixando Vitor Bueno e Pablo no comando do ataque com as descidas de Reinaldo e Daniel Alves.

Quem olha para esse cenário pode pensar que as opções são fartas para a vaga de Antony, mas o fato é que poucas coisas tem dado certo durante esta temporada e o clássico deste sábado passou a ser vital, tanto na disputa do Brasileirão, quanto na confiança do time. Diniz terá de fazer uma escolha cirúrgica, pensando não só na 33ª rodada, mas também nas próximas.

A partir desta quinta-feira, ou seja, nesses próximos dois dias, os treinos serão totalmente fechados para a imprensa, mantendo o mistério da escalação pelo menos até às 17h, deste sábado, quando Tricolor entra em campo na Vila Belmiro para enfrentar o Peixe. Atualmente os são-paulinos ocupam a quinta posição na tabela, com 52 pontos, quatro atrás do quarto colocado.