Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Desafio de Dorival: ser 2º técnico no século a iniciar e acabar ano no clube

Muricy Ramalho, tricampeão brasileiro, é o único desde 2001 que conseguiu começar e terminar uma temporada na função no São Paulo, e atingiu o feito em duas passagens

Treinador chegou ao clube em julho e tenta cumprir seu contrato até dezembro de 2018 (Foto: Luis Moura/WPP)
Escrito por

Dorival Júnior tem contrato até dezembro de 2018 e, caso o cumpra, alcançará um feito histórico neste século. Desde 2001, somente um profissional conseguiu começar e terminar uma temporada como técnico do São Paulo: Muricy Ramalho, que atingiu a continuidade em suas duas passagens mais recentes pelo clube.

A última vez em que não houve mudança no comando da comissão técnica ao longo de uma temporada ocorreu em 2014, com Muricy, que tinha voltado ao clube em 2013 e saiu nos primeiros meses de 2015. Antes, o hoje comentarista do Sportv esteve por três anos e meio no clube, durante o tricampeonato brasileiro, entre 2006 e 2008, deixando a equipe no meio de 2009.

Fora Muricy Ramalho, o último treinador que começou e terminou um ano no Tricolor foi Levir Culpi, em 2000, ainda no século passado. De lá para cá, incluindo Muricy, Dorival e os interinos Milton Cruz, Sérgio Baresi, André Jardine e Pintado, foram 21 técnicos em 17 temporadas, alguns deles com duas passagens, como Emerson Leão e Ricardo Gomes (veja lista abaixo).

Com Carlos Augusto de Barros e Silva na presidência, desde outubro de 2015, o clube teve oito técnicos diferentes em pouco mais de dois anos. Leco deixou a equipe sob os comandos de Doriva, Edgardo Bauza, Ricardo Gomes, Rogério Ceni e Dorival Júnior, além dos interinos Milton Cruz, André Jardine e Pintado.

A seu favor, Dorival Júnior conta com o desempenho à frente do time. Assumiu a equipe em julho, na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas o Tricolor, que terminou o primeiro turno entre os quatro últimos colocados, fez a quinta melhor campanha do segundo turno, somando 31 dos 57 pontos possíveis. Com o treinador, são 26 jogos, dez vitórias, nove empates e sete derrotas - aproveitamento de 50%.

Confira abaixo a lista de técnicos do São Paulo nas últimas 17 temporadas: