Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De reforço estrelado à reserva, Nikão decepciona em temporada no São Paulo

Após sucesso no Athletico-PR, Nikão chegou como o camisa 10 e com a expectativa de ser um dos reforços mais fortes do ano para o Tricolor paulista

Nikão sofreu com muitas lesões nesta temporada (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Escrito por

Com contrato até dezembro de 2024, Nikão chegou ao São Paulo em janeiro, vestiu a camisa 10 e foi visto com fortes expectativas. Entretanto, com o passar da temporada, o meia-atacante foi de 'reforço estrelado' à reserva - e agora, lida com um futuro incerto no elenco de Rogério Ceni.

Antes de vestir a camisa do Tricolor paulista, Nikão atuava no Athletico-PR. No Dragão, sua passagem foi extremamente vitoriosa. Com 314 jogos, 49 gols e 47 assistências, o jogador era visto como decisivo. Destes gols marcados, 21 deles foram em mata-matas. 

Olho no mata-mata: relembre o retrospecto do Brasil nas oitavas de Copas do Mundo

Veja tabela da Copa do Mundo e simule os próximos jogos

Com este histórico, a chegada de Nikão ao Morumbi foi vista como um forte entusiasmo. Mas não foi assim que aconteceu. O camisa 10 disputou somente 32 jogos na temporada, com quatro gols e quatro assistências. Destas partidas, foi reserva em mais da metade: 17. 

Nesta temporada, a última vez que esteve em campo foi em agosto, contra o Fortaleza, e ficou somente três minutos em campo. Um dos grandes motivos para essa perda de espaço foi uma lesão sofrida justamente nesse jogo.

Após sentir dores na partida contra o Fortaleza, Nikão foi diagnosticado com uma avulsão no músculo adutor da coxa esquerda - a mesma que Luan, seu companheiro de equipe, sofreu. Quando Luan foi diagnosticado, em outubro de 2021, só retornou aos gramados cerca de seis meses depois.

Mas este não foi o único problema médico do camisa 10 no ano. A primeira foi uma entorse no tornozelo, depois lidou com dores frequentes na região. Ao todo, entre maio e julho, foram quase 20 jogos afastados. 

Ou seja, mesmo que visto como a 'principal contratação da temporada', Nikão quase não foi aproveitado - tanto pelas lesões quanto pela queda de ritmo. Além de tudo isso, seu futuro no São Paulo é incerto para a próxima temporada.

Conforme o LANCE! adiantou, o São Paulo quer marcar uma reunião com Paulo Roberto Falcão, ex-volante do clube e atual coordenador de futebol do Santos, para buscar uma resposta final e tentar uma troca que levará dois jogadores do Peixe para o estádio do Morumbi.

Esta negociação se pauta por interesses no goleiro John e no lateral-esquerdo Lucas Pires. Em troca, além de Luan e Liziero - que retorna de empréstimo - o nome de Nikão também estaria envolvido.

Caso seu futuro seja mesmo no São Paulo, a expectativa é que o camisa 10 consiga suprir um pouco mais com as expectativas criadas em torno da sua contratação no começo do ano.