Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo conta com Morumbi para evitar pior sequência na temporada

Contra o Fluminense, neste domingo, o time de Rogério Ceni entra em campo em busca da primeira vitória após quatro partidas e tem seu estádio como trunfo para deixar a má fase<br>

Érico Leonan / saopaulofc.net
Escrito por

Neste domingo, às 16h, o São Paulo recebe o Fluminense para evitar sua pior sequência na temporada. Além de fazer o time se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, ganhar a partida acabará com uma sequência de quatro jogos sem vitória. E o trunfo de Rogério Ceni é bem conhecido: o Morumbi.

Apesar da derrota para o Atlético-MG no fim de semana passado, o estádio é uma das grandes forças da equipe em 2017. O Tricolor jogou 16 partidas no local (incluindo a ida das quartas de final do Paulista contra o Linense, quando foi "visitante"), ganhando nove, empatando quatro e perdendo só três, com um aproveitamento de 64,58% - digno de figurar entre os primeiros do Brasileiro.

É exatamente o desempenho no Morumbi que compensa a frágil campanha fora de casa no ano, com seis derrotas, seis empates e apenas cinco triunfos longe do estádio (aproveitamento de 41,17%). No Brasileiro, a diferença é ainda mais clara: o São Paulo tem quatro derrotas e um empate como visitante, e três vitórias e um revés como mandante.

Fazer valer o fator casa é fundamental para Rogério Ceni ter paz. Desde que aplicou 2 a 0 sobre o Vitória, no dia 8, o técnico viu seu time perder de Corinthians, Atlético-MG e Atlético-PR e empatar diante do Sport. Caso não bata o Fluminense, acumulará cinco jogos sem ganhar pela segunda vez na temporada, mas com um desempenho bem pior.

Em março, os comandados do ex-goleiro encantavam até perderam por 3 a 0 para o Palmeiras, no dia 11. Na sequência, emendou quatro empates por 1 a 1 contra ABC, pela Copa do Brasil, Ituano, Botafogo-SP e Corinthians, todos pelo Paulista.

A diferença é que, naquele período, o Tricolor somou quatro pontos. Caso atinja a quinta partida sem vitória de novo neste domingo, terá acumulado neste período, no máximo, dois pontos, isso se empatar com o Fluminense - se perder, terá conquistado apenas um.

Não à toa, Rodrigo Caio disse na última entrevista coletiva no CT da Barra Funda que "de domingo não passa". Começar a décima rodada do Brasileiro a um ponto da zona de rebaixamento impôs uma pressão que vai além das contestações a Rogério Ceni. E é sabido que só uma vitória pode evitar que o ambiente fique ainda pior.