Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com pênalti do Botafogo, São Paulo encerra marca mantida desde 2018

O Tricolor paulista não sofria um gol de pênalti no estádio do Morumbi há quatro anos. Esta marca foi rompida contra o Botafogo, na última partida da equipe

Tiquinho Soares converteu pênalti no Morumbi na vitória do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo FR)
Escrito por

O gol de pênalti de Tiquinho Soares no último domingo (9) rompeu uma marca que o São Paulo segurava há quatro anos. Desde 2018, o Tricolor paulista não sofria um gol de pênalti no estádio do Morumbi.

Saiba quem pode sair do São Paulo no final desta temporada

Veja tabela do Campeonato Brasileiro e simule os próximos jogos

Contra o Botafogo, Léo puxou Tchê Tchê pela camisa e a arbitragem de vídeo foi acionada para analisar um possível pênalti. Confirmado por Jean Pierre Gonçalves Lima, Tiquinho ficou responsável pela cobrança, converteu com sucesso e deu o gol da vitória para o Botafogo. Já o zagueiro do Tricolor paulista foi expulso e não poderá enfrentar o Palmeiras no domingo (16).

De acordo com o informado pelo 'Anotações Tricolores', a última vez que o São Paulo levou um gol após uma conversão da equipe adversária foi em abril de 2018. Na ocasião, Guilherme, do Athletico-PR, foi o grande responsável. A partida terminou empatada por 2 a 2 e eliminou o São Paulo da Copa do Brasil naquele ano.

Desde então, as únicas penalidades convertidas por adversários do Tricolor no Morumbi foram em disputas de pênaltis, e não no tempo regular. No caso, em 2020 contra o Fortaleza na Copa do Brasil, e neste ano pela Copa Sul-Americana contra o Atlético-GO. Em ambos os casos, o São Paulo se deu melhor.

Desde 2018, foram nove cobranças realizadas no estádio são-paulino - já incluindo contra o Atlético-PR e a mais recente, contra o Botafogo. Nestas, cinco goleiros estavam envolvidos, sendo eles: Sidão, Tiago Volpi, Jandrei, Thiago Couto e Felipe Alves.

Nesta temporada, uma estreia de goleiro foi marcada por um episódio envolvendo penalidades.  Jandrei, contra o Ituano pelo Campeonato Paulista, defendeu uma conversão de Gérson Magrão. Thiago Couto, por sua vez, também brilhou em uma defesa. Contra o América-MG, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, impediu Iago Maidana de marcar.

Mesmo sem sucesso contra o Botafogo, Felipe Alves - que chegou na última janela de transferências - defendeu um pênalti de Thiago
Heleno, do Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro, em julho.

Ainda conforme o 'Anotações Tricolores', com Jandrei, Thiago Couto e Felipe Alves, pela primeira vez desde 1993, o São Paulo contou com três nomes diferentes no gol defendendo pênaltis em um mesmo ano.

Relembre os pênaltis cobrados por equipes adversárias no estádio do Morumbi

19/04/2018 - Athletico-PR, convertido por Guilherme. O goleiro na época era Sidão.

20/08/2020 - Bahia, pênalti de Gilberto defendido por Tiago Volpi.

09/09/2020 - Red Bull Bragantino, pênalti de Claudinho, também defendido por Tiago Volpi.

09/09/2020 - No mesmo confronto contra o Red Bull Bragantino, Artur também teve pênalti defendido por Tiago Volpi.

18/11/2020 - Flamengo, pênalti de Vitinho defendido por Tiago Volpi
 
29/05/2021 - Fluminense, pênalti de Nenê também defendido por Volpi.

30/01/2022 - Ituano, pênalti de Gérson Magrão, defendido na estreia de Jandrei.

28/07/2022 - América-MG, pênalti de Iago Maidana, defendido pela cria de Cotia Thiago Couto.

09/10/2022 - Botafogo, convertido por Tiquinho Soares. Felipe Alves não fez a defesa.