Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileiros no elenco, ex-atacante do Tricolor e ‘freguês’ do São Paulo: conheça o Jorge Wilstermann

O Tricolor paulista enfrentará a equipe boliviana nesta quinta-feira (28), em partida que será válida pela Copa Sul-Americana. Os dois times já se enfrentaram em 1974

O goleiro titular do Wilstermann não jogará pois foi expulso na última rodada (Foto: Reprodução / Instagram)
Escrito por

O São Paulo enfrenta o Jorge Wilstermann nesta quinta-feira (28), em partida que será válida pela terceira etapa da fase de grupos na Copa Sul Americana. A equipe boliviana foi fundada em 1949 e já teve confrontos com o Tricolor no passado.

GALERIA
> Veja quais são os 15 maiores públicos do Brasilerão 2022

TABELA
> Veja tabela da Sul-Americana e simule os próximos jogos

O Jorge Wilstermann surgiu na Bolívia em 24 de novembro de 1949, na cidade de Cochabamba, e foi fundado por um grupo de trabalhadores de uma empresa aérea local. Treinado pelo técnico argentino Sergio Migiliaccio, o elenco conta com um nome conhecido pelo São Paulo. Andrés Chávez, atacante que atuou pelo Tricolor paulista de 2016 a 2017, joga pelo clube boliviano desde janeiro deste ano. Na Sul-Americana, foi autor de um gol e de uma assistência.

Outro ponto interessante a se destacar é a presença de dois nomes brasileiros na equipe. Serginho, atacante, marcou quatro gols em 13 jogos nesta temporada, sendo um deles na Sul-Americana. Já Robson é um meia reserva, que atuou em apenas três jogos nesta temporada, todos eles pela Liga Boliviana. 

O Jorge Wilstermann também guarda um histórico de dois jogos contra o São Paulo. Em 1974, as equipes se enfrentaram duas vezes pela primeira fase da Copa Libertadores. No Morumbi, com três gols do ídolo são-paulino Pedro Rocha, o Tricolor paulista venceu por 5 a 0. Já no duelo na Bolívia, nova vitória brasileira, desta vez por 1 a 0.

Para o confronto desta quinta-feira (27), o adversário do São Paulo contará com um grande desfalque. A equipe boliviana não terá a presença do seu goleiro titular Cárdenas, expulso na partida contra o Ayacucho. A principal opção é o goleiro sub-20 do time, Bruno Poveda, que tem apenas 18 anos. 

O Wilstermann acumula na fase de grupos um empate com o Everton e uma derrota diante do Ayacucho. Já o São Paulo segue 100% invicto até o momento. Além disso, nesta temporada, a equipe da Bolívia disputou quinze jogos, com quatro vitórias, cinco empates e seis derrotas. 

Os times se enfrentam nesta quinta-feira (28), às 19h15, no estádio Félix Capriles, na Bolívia. O Tricolor paulista, além de jogar foram de casa, terá que lidar com o fator altitude, já que a rodada será a 2.550 metros do nível do mar.