Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Cueva, São Paulo bate recorde de estrangeiros no elenco

Pela primeira vez, Tricolor terá seis atletas gringos registrados ao mesmo tempo. Marcas anteriores pertenciam aos anos 1940 e 1953, com estrangeiros como técnicos

 (Foto: Montagem/São Paulo FC)
Escrito por

O São Paulo, após a contratação de Christian Cueva do Toluca (MEX), bateu seu recorde de estrangeiros em uma só temporada em toda a história. Com o peruano, o elenco tricolor chegou a seis gringos, quebrando marcas que pertenciam aos anos de 1940 e 1953. Curiosamente, nas duas ocasiões anteriores o time era dirigido por estrangeiros, como Edgardo Bauza.

No grupo atual, além do camisa 10 que está na Copa América Centenário, estão o uruguaio Diego Lugano, o chileno Eugenio Mena - outro na Copa América -, o colombiano Wilder Guisao e os argentinos Ricardo Centurión e Jonathan Calleri. Pelas regras da CBF, apenas cinco estrangeiros pode ser relacionados por partida, algo que o clube ainda não fez em 2016, embora tenha emplacado pelo menos um gringo em cada partida da temporada.

Em 1940, o clube chegou a ter seis estrangeiros, mas apenas cinco estiveram registrados ao mesmo tempo - e por 15 dias -, informa levantamento do historiador do clube, Michael Serra. Os forasteiros eram os argentinos Juárez, Castagno (chegou em agosto) e Ponzoníbio (saiu em abril), o romeno Záclis, o ucraniano Chemp e o uruguaio Squarza. O treinador daquela equipe era Ramón Plate, também uruguaio.

Depois de 13 anos, mais uma vez seis gringos, todos argentinos, passaram pelo São Paulo e somente cinco foram contemporâneos. A equipe era comandada por Jim López e contou com Moreno, que saiu no começo do ano, Negri, Martino (ambos chegaram em abril), Albella, Poy e Di Loreto. No fim da temporada, o clube conquistou  o título do Campeonato Paulista.

Cueva é o 71º estrangeiro a defender o Tricolor, que só não contou com atletas do exterior em seu grupo em três anos: 1932, 1991 e 1992. Desde 1993, ao menos um gringo integrou o elenco são-paulino, sendo que o último jogo do clube com 100% do time formado por brasileiros foi a vitória por 1 a 0 sobre o Goiás na rodada final do Campeonato Brasileiro de 2015.