Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Arboleda e Bruno Alves, Tricolor fica ileso em quase metade dos jogos

Dupla de zaga titular já atuou junta em 67 ocasiões e o São Paulo não sofreu gols em 29 delas. Com Fernando Diniz, índice é melhor ainda: 10 jogos em branco em 21 possíveis

Zagueiros se consolidaram no sistema defensivo tricolor (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Escrito por

Dona de números muito bons em 2019, a defesa continua sendo um diferencial do São Paulo nesta temporada - sofreu quatro gols em sete rodadas do Paulistão, atrás apenas de Palmeiras e Novorizontino, vazados três vezes cada um. O desempenho da dupla de zagueiros é prova dessa solidez.

Bruno Alves e Arboleda, contratados em 2017, já jogaram juntos 67 vezes com a camisa do São Paulo. Em 29 dessas partidas (43,28%), a equipe não sofreu gols. Foram 27 vitórias, 24 empates e 16 derrotas até aqui (52,23% de aproveitamento).

Com Fernando Diniz no comando, o índice de jogos da dupla sem sofrer gols é maior ainda: dez em 21 possíveis (47,62%). São dez vitórias, seis empates e cinco derrotas dos dois juntos com o atual treinador (57,14% de aproveitamento).

Em 2020, eles estão invictos. A única derrota do São Paulo no ano foi para o Santo André, por 2 a 1, partida em que Bruno Alves ficou fora devido a uma torção no tornozelo direito e Anderson Martins fez dupla com Arboleda.

Com a dupla titular em campo, o Tricolor foi vazado duas vezes em seis partidas (um gol da Ferroviária e outro do Novorizontino) e passou quatro delas ileso (Água Santa, Palmeiras, Corinthians e Oeste).

Dos 67 jogos da dupla, os dois começaram como titulares em 63. Bruno Alves saiu do banco para se juntar a Arboleda duas vezes (triunfo por 2 a 1 sobre o Vitória, no Brasileirão de 2017, e empate sem gols com o Rosario Central, na Sul-Americana de 2018). Arboleda também saiu do banco duas vezes para se juntar a Bruno (vitória por 1 a 0 sobre o Rosario, na Sul-Americana de 2018, e empate sem gols com o Palmeiras, no Paulistão de 2019).