Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Briga pela titularidade na lateral do São Paulo promete ser boa em 2018

Edimar, Júnior Tavares e Reinaldo farão disputa equilibrada pela titularidade no Tricolor. Definição, no entanto, apenas após o fim da pré-temporada do clube 

Érico Leonan/saopaulofc.net
Escrito por

A pré-temporada do São Paulo ainda nem sequer começou e o técnico Dorival Júnior já sabe que terá algumas dores de cabeça para montar o time ideal para as competições que aguardam o clube no ano que vem. Ainda há jogadores que chegarão e outros que devem deixar o Tricolor e seguir suas carreiras em outros clubes. De qualquer forma, um setor, pelo menos, está quase que praticamente definido e é a lateral-esquerda.

Para a posição, o São Paulo conta com o experiente Edimar, de 31 anos, com o jovem Júnior Tavares, de 21 anos, e com um velho conhecido da torcida que retorna ao clube após duas temporadas longe do Morumbi: o lateral Reinaldo. Cada um dos três possui características diferentes e, consequentemente, pontos fontes e fracos completamente distintos dos demais.

Titular no fim do Brasileirão deste ano, Edimar é o mais cotado para iniciar a próxima temporada entre os onze. O jogador demorou quatro meses para estrear com a camisa do Tricolor e, embora não tenha o hábito de subir ao ataque e cruzar para os atacantes, é um dos pilares do sistema defensivo, função que cumpre com simplicidade e eficácia. 

Alvo do Corinthians há algumas semanas, Júnior Tavares é um jogador mais habilidoso e com características ofensivas. Promovido de Cotia por Rogério Ceni, o lateral começou o ano como uma das principais revelações do futebol brasileiro, mas foi caindo de rendimento até perder a condição de titular. Por ser versátil, a comissão técnica estuda coloca-lo no meio de campo por conta de sua qualidade com a bola nos pés.

Por fim, Reinaldo se reapresenta ao Tricolor como o jogador com o melhor equilíbrio entre aspectos defensivos e ofensivos. Muito criticado em sua primeira passagem pelo São Paulo, o jogador cresceu de rendimento jogando na Ponte Preta e, principalmente, na Chapecoense. No clube de Santa Catarina, inclusive, foi um dos destaques da campanha que recolocou a equipe na Copa Libertadores.

Abaixo, o LANCE! lista as principais estatísticas dos três jogadores na temporada 2017 do futebol brasileiro. Os dados são da Footstats e correspondem a competições estaduais, nacionais e internacionais. Com base em alguns deles e, claro, no rendimento individual dos atletas na pré-temporada, o técnico Dorival Júnior deve tomar sua decisão.

Jogos

Edimar – 19
Júnior Tavares – 47
Reinaldo - 65

Gols

Edimar – 0
Júnior Tavares – 0
Reinaldo - 9 (média de 0,14 por jogo)

Assistências

Edimar – 1 (média de 0,05 por jogo)
Júnior Tavares – 7 (média de 0,15 por jogo)
Reinaldo - 15 (média de 0,23 por jogo)

Desarmes

Edimar – 33 (média de 1,74 por jogo)
Júnior Tavares - 72 (média de 1,53 por jogo)
Reinaldo - 105 (média de 1,62 por jogo)

Passes Certos

Edimar – 843 (média de 44,4 por jogo)
Júnior Tavares – 1884 (média de 40,1 por jogo)
Reinaldo - 1969 (média de 30,3 por jogo)

Faltas recebidas

Edimar – 28 (média de 1,47 por jogo)
Júnior Tavares – 108 (média de 2,30 por jogo)
Reinaldo - 73 (média de 1,12 por jogo)

Cartões Amarelos

Edimar – 4 (um a cada 4,75 partidas)
Júnior Tavares – 8 (um a cada 5,87 partidas)
Reinaldo - 16 (um a cada 4,06 partidas)