Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo já arriscou 100 chutes e Hernanes quer ao menos 20% de gol

Tricolor marcou apenas seis vezes no Paulistão até o momento (ou seja, 6% das finalizações terminaram em gol). Profeta diz que Diniz tem trabalhado muito para melhorar o índice

Hernanes em ação durante a partida contra o Santo André - FOTO: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Escrito por

O São Paulo já finalizou 100 vezes no Paulistão de 2020, mas apenas seis dessas tentativas terminaram em gol. Os dois jogos em que a equipe mais criou oportunidades foram justamente os dois maiores tropeços: empate por 1 a 1 com o Novorizontino no Morumbi (26 finalizações) e derrota por 2 a 1 para o Santo André no Bruno José Daniel (22 finalizações). Todos os números são do Footstats.

Após a partida no ABC, Hernanes disse que já estaria satisfeito se o São Paulo conseguisse converter 20% das chances criadas em gol. Hoje, o índice é de 6%.

- É a proposta de jogo, a estratégia que o Diniz tem, que a gente tem, de controlar o jogo e ser uma equipe ofensiva. Como em toda estratégia, tem o ponto forte e o ponto fraco. Ele tem trabalhado junto com a gente para corrigir isso. A gente tem tentado. E ele mais do que a gente, com essa situação que não é só de agora (na carreira dele), tem tentado encontrar a solução para que suas equipes convertam pelo menos 20% das chances. Já estaria bom - analisou o Profeta, quando um repórter lembrou que o Fluminense de Fernando Diniz também era marcado por criar muito e marcar poucos gols.

O São Paulo é a equipe que mais finaliza no Campeonato Paulista, com 14 tentativas a mais que o Palmeiras. Em números absolutos, é quem mais acerta o alvo (39 contra 33 do Palmeiras) e quem mais erra (61 contra 53 do Palmeiras). Como efeito de comparação, o rival alviverde já marcou 10 gols na competição, quatro a mais que o Tricolor.

- As outras equipes já sabem como a gente joga, então eles vão marcar lá atrás. Se a gente conseguir um gol inicial, eles vêm para cima e o jogo fica bom para a gente. Mas a gente não está conseguindo fazer e está tomando, então eles ficam mais retrancados. Temos que encontrar a solução o mais rápido possível e caprichar um pouquinho mais. Na verdade, não é nem caprichar. Eu chutei, bateu na mão do cara, bateu na trave, passou em cima da linha, enfim.. É o futebol. Quero acreditar que falta só o start para a gente começar a transformar em gols as chances criadas - emendou o Profeta.

O ponto positivo é que o São Paulo melhorou muito a criação de jogadas em relação ao ano passado. A média de finalizações por jogo após a chegada de Fernando Diniz foi de 12 em 2019. Em 2020, é de 20 (média de oito certas e 12 erradas).

O Tricolor tem um clássico pela frente: sábado, às 19h, contra o Corinthians, no Morumbi.