Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Substituto de Ceni: São Paulo anuncia Dorival Júnior como seu novo técnico

Negociação foi concluída nesta quarta-feira; desempregado desde a demissão do Santos, há um mês, o treinador assinou contrato com o clube do Morumbi até dezembro de 2018

Ivan Storti / Santos FC
Escrito por

Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo. O clube confirmou a contratação por meio das redes sociais do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. O substituto de Rogério Ceni assinou até dezembro de 2018.

- Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo. Desejo a ele boas-vindas e sucesso - escreveu Leco em seu Twitter.

A apresentação do treinador será na semana que vem, provavelmente na segunda, e, por isso, Dorival não estará no banco de reservas contra o Santos, no domingo. A esposa do técnico tem um problema cardíaco e passará por exames, fazendo com que ele só inicie seu trabalho na próxima semana. O auxiliar Pintado comandará o time interinamente no clássico.

Chegam com Dorival Júnior ao Tricolor paulista o auxiliar Lucas Silvestre (seu filho), o analista de desempenho Léo Porto e o preparador físico Celso Rezende, que trabalharam com o técnico no Santos. Todos devem se apresentar com o treinador na segunda-feira.

O São Paulo ficou pouco mais de 48h sem um treinador. Demitiu Rogério Ceni no início da tarde de segunda-feira e logo se movimentou para acertar com Dorival Junior. Na terça-feira, o diretor executivo de futebol Vinicius Pinotti embarcou para Florianópolis, adiantou o acerto em reunião com o técnico e retornou a São Paulo. Teve o aval de Leco para concluir a negociação na tarde desta quarta-feira.

A missão de Dorival Júnior no São Paulo será de colocar o clube nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. Com Ceni, o time foi eliminado precocemente das Copas do Brasil e da Sul-Americana e caiu nas semifinais do Paulista diante do Corinthians. No Brasileiro, torneio que restou na temporada, está há seis rodadas sem vencer e ocupa a zona de rebaixamento, com 11 pontos em 11 jogos.

Leco nunca escondeu sua admiração por Dorival e pesa a favor dele o seu desempenho no Santos, não só por ter brigado por títulos nas duas últimas temporadas. O técnico assumiu a equipe litorânea no meio de 2015 na zona de rebaixamento, em situação bem similar à do Tricolor atualmente, e, ainda naquela temporada, foi finalista da Copa do Brasil com um futebol bastante elogiado. Na época, pegou o Santos na mesma 17ª colocação do Tricolor de agora e terminou em sétimo.

Dorival ganhou destaque no cenário nacional justamente no Peixe, em 2010. No comando da equipe que tinha Wesley, Ganso, Robinho e Neymar, foi campeão paulista e da Copa do Brasil com futebol muito ofensivo e vistoso. Deixou o clube naquele mesmo ano por conta de desavença com Neymar.

A última passagem dele pelo Santos acabou em 4 de junho, ao ser demitido pelo presidente Modesto Roma Jr. Desde então, estava desempregado e chegou a recusar convites de equipes de fora, de países periféricos. Animou-se com a procura do Tricolor e logo sinalizou que aceitaria a proposta. O São Paulo será o terceiro clube grande paulista de Dorival, que também teve passagem pelo Palmeiras, em 2014, quando assumiu para evitar o rebaixamento.