Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Do Amazonas ao Rio de Janeiro: os possíveis adversários do São Paulo

Confrontos da primeira fase da Copa do Brasil serão sorteados nesta semana e o Tricolor pode encarar deslocamento longo ao Norte do Brasil ou dar um 'pulo' em estado vizinho

Campeão da Copa do Brasil, em 2010, pelo Santos, o técnico Dorival Júnior tem a missão de dar o título inédito ao São Paulo (Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Escrito por

A jornada do São Paulo em busca da conquista inédita da Copa do Brasil pode começar a quase 4 mil km da capital paulista, na região amazônica. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou o sistema do sorteio dos confrontos para a primeira fase do segundo torneio nacional e sinalizou os possíveis adversários do Tricolor. A definição dos duelos acontece na próxima sexta-feira (15), às 15h (horário de Brasília).

O clube do Morumbi está no Pote A, ao lado dos principais clubes do Brasileirão que não estão classificados para a Copa Libertadores do ano que vem. De acordo com o formato, o São Paulo enfrentará uma das equipes do Pote E. A definição das equipes que integram cada um dos oito potes foi feita seguindo o ranking anual da CBF, atualizado no fim desta temporada.

Desta forma, o time de Dorival Júnior enfrentará uma equipe entre a 67ª posição e a 92ª. Tendo em vista o aspecto logístico, o pior adversário seria o Nacional (80º), do Amazonas. Ainda há a possibilidade de encarar o Atlético (81º), do Acre, na capital Rio Branco. Ambos os clubes estão na região norte do país e o deslocamento aéreo demanda, no mínimo, cinco horas.

Na melhor das possibilidades, o São Paulo mediria forças com o Boavista (76º) ou com o Madureira (72º), ambos do Rio de Janeiro. O primeiro clube é da cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, enquanto o segundo é homônimo do bairro onde está situado, na capital do estado do Rio de Janeiro. Ambos os deslocamentos podem ser feitos de avião e levam pouco menos de uma hora para serem concluídos. Os outros possíveis adversários são: Globo-RN (67º), Santos-AP (69º), Caxias (71º), Caldense (74º), Aparecidense (78°) e Parnahyba-PI (92°).

A Copa do Brasil é um dos poucos títulos que o São Paulo não tem em sua sala de troféus. No ano que vem, a CBF destinará R$ 50 milhões ao campeão da competição. Além do prêmio milionário, a edição 2018 do torneio mata-mata não terá o gol qualificado fora de casa em todas as suas fases. Como já tem sido recorrente no futebol brasileiro, os clubes que disputam a Copa Libertadores, além do campeão da Copa do Nordeste e da Copa Verde entram na competição na fase oitavas de final.