Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ainda dá? São Paulo não reverte desvantagem de dois gols na Copa do Brasil há quase 20 anos

Nas três vezes que perdeu o primeiro jogo do confronto em casa no principal mata-mata nacional, Tricolor acabou eliminado da competição

Luciano busca a bola do gol de honra de Nestor nas metas do Morumbi (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)
Escrito por

Depois de perder por 3 a 1 em pleno Morumbi para o Flamengo no duelo de ida da semifinal da Copa do Brasil, na última quarta-feira (24), ficou a dúvida no torcedor do São Paulo se é possível a equipe reverter o placar diante de um dos adversários mais fortes do país. E no que depender de retrospecto, o Tricolor tem motivos para não se animar.


GALERIA
+ Relembre com o L! todas as semifinais do Tricolor na Copa do Brasil

Há 20 anos que o São Paulo não reverte uma derrota por dois gols de diferença em um confronto de ida válido pela principal competição mata-mata do calendário nacional.

Na verdade, em todas as outras três situações que o Tricolor sofreu uma derrota desse tamanho no confronto eliminatório de ida no Morumbi, em nenhuma conseguiu reverter o resultado na casa do adversário (sendo que uma delas pode ser considerado campo neutro, pois foi em um clássico com o Corinthians com os dois jogos no estádio da zona oeste paulistana).

+ Confira os jogos com maiores rendas no Brasil em 2022

Segundo levantamento feito pela página 'Anotações Tricolores', contando todas as competições e placares, o São Paulo já perdeu o jogo de ida no Morumbi (com a volta fora de casa) em 20 ocasiões, oito delas por dois gols de diferença. Em apenas uma vez o time conseguiu reverter o placar no jogo seguinte: contra o Ceará, em 2015, também na Copa do Brasil, o Tricolor fez 3 a 0 em Fortaleza após ser derrotado em casa por 2 a 1. Nas 19 outras ocasiões, o time só conseguiu a vitória como visitante uma vez, mas ela não foi suficiente, pois acabou derrotado nos pênaltis pelo Colón, na Copa Sul-Americana de 2018.

Apesar do fato nunca ter ocorrido com a ida em casa, o São Paulo já reverteu desvantagens de dois gols em confrontos eliminatórios quando a ida foi fora de casa ou em campo neutro. Das 12 vezes que isso aconteceu, o Tricolor conseguiu a virada em quatro: contra Anapolina (1 a 3, pelo Brasileiro de 1982), Newell’s Old Boys (0 a 2, pela Libertadores de 1993), Figueirense (1 a 3, pela Copa do Brasil de 2002) e São Raimundo (0 a 2, pela Copa do Brasil de 2003).

TODAS AS DERROTAS POR DOIS GOLS DE DIFERENÇA DO SÃO PAULO EM UM JOGO DE IDA NA COPA DO BRASIL:

1990
Criciúma (quartas)
Ida: 0 x 2 (fora)/Volta: 1 x 0 (casa)
ELIMINADO

2002
Figueirense (segunda fase)
Ida: 1 x 3 (fora)/Volta: 5 x 1 (casa)
CLASSIFICADO

Corinthians (semifinal)
Ida: 0 x 2/Volta: 2 x 1
ELIMINADO

2003
São Raimundo (primeira fase)
Ida: 0 x 2 (fora)/Volta: 6 x 0 (casa)
CLASSIFICADO

2015
Santos (semifinal)
Ida: 1 x 3 (casa) /Volta: 1 x 3 (fora)
ELIMINADO

2017
Cruzeiro (quarta fase)
Ida: 0 x 2 (casa)/ Volta: 2 x 1 (fora)
ELIMINADO

TABELA
> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Confira todos os jogos da Copa do Brasil-22
> Confira todos os jogos da Copa Sul-Americana-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!