Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aguirre projeta Brasileirão do São Paulo e foca nos 12 primeiros jogos

Treinador ressaltou a importância de não deixar de olhar o calendário como um todo e deixou claro que irá manter o rodízio durante a principal competição do país

Treinador são-paulino vai disputar seu terceiro Brasileirão como comandante. Antes, dirigiu o Internacional e o Atlético-MG (Felipe Espindola/www.saopaulofc.net)
Escrito por

O técnico Diego Aguirre tem a missão de guiar o São Paulo nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, que começa na próxima segunda (16) para o Tricolor, em confronto com o Paraná. Depois de ter brigado contra o rebaixamento na temporada passada, a equipe do Morumbi ambiciona uma campanha digna de sua história na competição.

Além de ser o único tricampeão em sequência do futebol brasileiro, o São Paulo é o dono do melhor aproveitamento desde a implantação dos pontos corridos na Série A, em 2003. Ao todo, o Tricolor fez 590 jogos e somou 977 pontos, resultando em 55,2% dos pontos disputados.

Ciente da importância do torneio para os são-paulinos, o uruguaio espera que a equipe consiga bons resultados nas rodadas iniciais para não fazer sacrifícios no fim da competição, exatamente o que aconteceu no ano passado.

- Todos os jogos são decisivos. O Campeonato Brasileiro tem 38 jogos. É uma corrida longa. A exigência é a mesma em todos os jogos. Para terminar bem, temos que começar bem, então temos que ter essa responsabilidade de começar ganhando, gerando expectativa e que o time continue crescendo - disse o treinador em entrevista para o canal oficial do clube no Youtube.

Na 12ª rodada, o Campeonato Brasileiro será paralisado para a disputa da Copa do Mundo, na Rússia. Na visão de Aguirre, o São Paulo deve pensar na disputa no torneio em partes, sendo que a primeira delas vai até o início do Mundial. Isto tudo, claro,  sem esquecer o restante do calendário. O Tricolor disputa a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana.

- A parada da Copa do Mundo. Primeiro temos que pensar até lá e depois no que vem após a Copa do Mundo. Temos que tentar fazer um bom começo de campeonato e temos que ter os primeiros 12 jogos como meta. Não podemos pensar além disso. Apenas focar nesse começo que precisa ser bom - cravou. 

Confira os outros trechos da entrevista de Diego Aguirre:

Sobre as 38 rodadas 
Temos que saber competir. Gosto de campeonatos longos, especialmente o Brasileiro que tem boas equipes e vários clubes candidatos ao título, então isso gera uma expectativa grande. Quero que o esteja São Paulo onde sempre merece.

Experiência no Brasileirão 
Estou acostumado com a competição, sei o que vem pela frente e acredito que a minha experiência no futebol brasileiro anteriormente possa ser uma vantagem. Creio que seria mais difícil se esta fosse a minha primeira passagem pelo país.

Ainda sobre experiências passadas
Tive a sorte de ser jogador e disputar o Brasileiro e depois de ter treinado outras equipes, o Atlético-MG, o Inter. Eu já conheço a competição, a mentalidade, os campos, os estádios. Não tenho dificuldade para enfrentar essa competição porque estou acostumado e sei o que vem pela frente. Se fosse a primeira vez seria mais difícil, mas não é. Estou tranquilo com isso.

Dificuldades do calendário
Temos que saber administrar as cargas físicas, mentais e psicológicas. Acho que é uma coisa vital para os treinadores e considerar todo o calendário, não somente pensar jogo a jogo. As vezes para estar melhor você precisa tomar algumas precauções. Depois, obviamente, conseguir o funcionamento do time taticamente e futebolisticamente para ganhar.

Importância do Morumbi para o São Paulo 
O Morumbi é um estádio histórico, emblemático e maravilhoso. Quando a torcida está apoiando é espetacular. Peço para a torcida para estar conosco. Temos que estar juntos para que o São Paulo volte ao lugar que precisa estar. Para isso, a torcida tem um papel muito importante.