Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

2017 nunca mais: São Paulo começa decisões para não repetir pressão

Diante do CRB, nesta quarta-feira, em Alagoas, o Tricolor inicia uma sequência de partidas decisivas com o objetivo de não acumular frustração e contestações como no ano passado

Rodrigo Caio viveu a pressão das eliminações em 2017 e tenta evitar a repetição (Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Escrito por

Ainda é a primeira quinzena do terceiro mês do ano, mas, a partir desta quarta-feira, o São Paulo começa uma série de decisões com a ideia de evitar já um ano de pressão como aconteceu em 2017. No ano passado, as contestações aumentaram com eliminações precoces, que devem ser evitadas a partir do jogo das 19h30 desta quarta-feira, contra o CRB, em Maceió (AL).

Ao menos, a missão tricolor no Nordeste poderia ser bem mais complicada. O time venceu o jogo de ida por 2 a 0 no Morumbi, no último dia 28, e pode até perder por um gol de diferença para chegar à quarta fase da Copa do Brasil. Só será eliminado no tempo normal se o CRB impuser uma vantagem superior a dois gols, e vitória alagoana por dois de diferença leva a decisão para os pênaltis. Balançar as redes fora de casa não é critério de desempate.

- É um jogo importante, precisamos entrar ligados. Do começo ao final do jogo, nossa equipe precisa ter atenção. O CRB jogará em casa, tentará pressionar e, por isso, temos de jogar com inteligência. Construímos a vantagem no Morumbi, mas ainda temos mais 90 minutos pela frente. Estamos focados e vamos em busca da classificação - disse Rodrigo Caio.

O risco está no peso que uma eliminação precoce traria sobre os jogadores. No domingo, fora de casa, a equipe abre as quartas de final do Campeonato Paulista diante do São Caetano, definindo a fase no dia 22, no Morumbi. Uma queda logo na terceira fase da Copa do Brasil, diante do CRB, ampliará a pressão que já é grande para passar o Azulão do ABC paulista.

Seria uma frustração maior do que a ocorrida no ano passado, que já foi definitiva para impor uma cobrança ao longo da temporada. Entre 19 de abril e 11 de maio, o time, então comandado por Rogério Ceni, caiu na quarta fase da Copa do Brasil, para o Cruzeiro, diante do Corinthians, na semifinal do Campeonato Paulista, e para o argentino Defensa y Justicia, na primeira fase da Copa Sul-Americana.

Agora, o time ainda está na terceira fase da Copa do Brasil e nas quartas do Paulistão. Em caso de sucesso, emenda a disputa das semifinais do Estadual, aguarda o sorteio para a próxima fase do mata-mata nacional e se prepara para estrear na Sul-Americana contra o argentino Rosario Central, em 12 de abril, fora de casa. Tudo isso antes de iniciar o Brasileiro, no qual a cobrança será por ir além da briga contra o rebaixamento, como nos dois últimos anos.

O técnico Diego Aguirre acabou de chegar, para substituir Dorival Júnior, e não conseguiu acertar o visto de trabalho a tempo para estrear nesta quarta-feira, em Maceió. Mas sabe que já precisa começar sua trajetória no Tricolor sem tempo para desculpas. Seu nome não foi unanimidade entre os torcedores, e qualquer eliminação precoce pesará ainda mais.

Em outras palavras, está claro: a paz do São Paulo em 2018 passa, prioritariamente, pelo time ter capacidade de, ao menos, não perder por mais de um gol de diferença em Maceió (AL). E que os ajustes sejam feitos ao longo de decisões, sob pressão permanente.