Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zerado no mercado, Santos é o único da Série A sem reforços para 2019

A pré-temporada começou há pouco tempo, mas o mercado de transferências está agitado há meses para os clubes da elite, menos para o Peixe, que ainda não contratou jogadores 

Sampaoli ainda não recebeu reforços para o Santos e pode perder jogadores nesta janela (Foto: Ivan Storti/Santos)
Escrito por

A pré-temporada não tem nem uma semana, mas os clubes de Série A começaram a se reforçar para 2019 há algum tempo, exceto o Santos, que ainda não contratou jogadores e é o único clube da elite que não tem caras novas para este ano. Treinando desde a última quarta-feira, com o técnico Jorge Sampaoli, novidade isolada até aqui, o time da Baixada tem encontrado dificuldades no mercado e pode perder jogadores para rivais, que continuam vorazes na janela de transferências.

Com problemas financeiros que não são escondidos do público, o Peixe está bastante atrasado no planejamento para disputar a temporada competindo em alto nível pelos títulos que vai disputar. Por enquanto, viu a saída de jogadores como Gabigol e Dodô, mas essa debandada não deve parar por aí. Victor Ferraz e Bruno Henrique são cobiçados por São Paulo e Flamengo, respectivamente, e as condições dos negócios podem decretar novas saídas.

Outros jogadores como Robson Bambu, que foi para o Atlético-PR, e Jean Mota, que tem empréstimo encaminhado para o Bahia, pertencem a essa lista. Se a quantidade de peças já chama a atenção, a importância de algumas delas agrava ainda mais a posição santista no mercado. Tanto a saída de Dodô quanto a de Gabigol não foram surpresas e, pelo jeito, não houve eficiência para garantir reposições. Talvez não à altura, porém pelo menos, atletas para a mesma função.

Enquanto isso, todos os outros 19 clubes que disputarão a Série A neste ano contrataram pelo menos um jogador cada. Com dez contratações, o Ceará foi o que mais reforçou seu elenco. Atlético-PR e Flamengo, mais tímidos, anunciaram apenas um atleta. Ainda que os paranaenses tenham perdido peças importantes, os dois estão em uma situação mais confortável do que a do Santos.

Se for comparar o momento com o dos rivais paulistas, o Peixe fica em uma desvantagem de enorme proporção. Além de muitos jogadores, Corinthians (sete contratações), Palmeiras (cinco contratações) e São Paulo (sete contratações) trouxeram nomes de qualidade, que podem mesmo ser chamados de reforços. Sem contar que nenhum dos três perdeu peças importantes, só somaram e mostram evolução em relação ao ano de 2018.

O lateral-direito Daniel Guedes, em coletiva na última sexta-feira, comentou sobre a escassez de contratações do clube até o momento. Para ele, a chegada de novos jogadores poderia evitar momentos ruins que aconteceram em 2018.

- Bons jogadores serão sempre bem-vindos, o reforço é sempre importante para que, durante o ano, a gente não sofra tanto. No ano passado, houve a necessidade de subir vários garotos da base por falta de jogadores no principal, alguns estavam lesionados, ou não tinha o jogador. Então o reforço vai ser sempre importante, mas essa parte fica para o Renato, que está nessa nova função agora - afirmou o ala.

Não é fácil competir financeiramente com o padrão adotado pelos rivais, principalmente o Palmeiras, porém se fosse para comparar necessidades, o time da Vila Belmiro seria um dos primeiros da lista, visto que a temporada passada não foi das melhores, e os destaques dela não permaneceram para a atual. Sampaoli pode até ser uma contratação de mais impacto do que muitas outras, mas sozinha dificilmente vai ter êxito. O tempo está passando e o atraso no planejamento só aumenta.

Confira quantos jogadores cada clube de Série A contratou até aqui*:

Athletico-PR - 1 jogador
Atlético-MG - 3 jogadores
Avaí - 2 jogadores
Bahia - 6 jogadores
Botafogo - 4 jogadores
Ceará - 10 jogadores
Chapecoense - 4 jogadores
Corinthians - 7 jogadores
Cruzeiro - 2 jogadores
CSA - 8 jogadores
Flamengo - 1 jogador
Fluminense - 6 jogadores
Fortaleza - 9 jogadores
Goiás - 9 jogadores
Grêmio - 4 jogadores
Internacional - 3 jogadores
Palmeiras - 5 jogadores
Santos - Nenhum jogador
São Paulo - 7 jogadores
Vasco - 7 jogadores

* Dados levantados até a noite do dia 5/1