Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos usa força máxima contra time eliminado para poder decidir na Vila

Contra o Novorizontino, neste domingo, Jesualdo escalará até o pendurado Soteldo com a meta de acumular pontos que farão a diferença para definir sede no mata-mata do Paulista

Mesmo pendurado, Soteldo será titular do Santos neste domingo, contra o Novorizontino (Ivan Storti/Santos FC)
Escrito por

O Santos já está classificado e garantido como primeiro colocado do Grupo A do Campeonato Paulista, e encerrará a primeira fase neste domingo, às 16h, enfrentando o eliminado Novorizontino. Ainda assim, o técnico Jesualdo Ferreira escalará força máxima, incluindo Soteldo, que está pendurado. E há um motivo para correr o risco de perder, por um cartão, nas quartas de final, o seu melhor jogador: poder decidir na Vila Belmiro ao longo do mata-mata.


O regulamento do Estadual indica que quem tiver a melhor campanha será mandante nas próximas fases. Como líder de sua chave, o Peixe já tem seu estádio garantido no jogo único das quartas de final, seja para enfrentar Água Santa, Ponte Preta ou Oeste, os outros clubes do grupo. Mas a semifinal também terá apenas um confronto e, para ter mais chances de atuar em casa, o Alvinegro Praiano não pode perder pontos diante de um eliminado.

Com 16 pontos, os comandados de Jesualdo começam a 12ª rodada do Estadual apenas com a sétima melhor campanha. Está atrás de Red Bull Bragantino (20 pontos), Santo André (20), Palmeiras (19) e São Paulo (18), todos já classificados, e de Mirassol (17) e Guarani (16), que dependem somente de si neste domingo para que confirmem vaga na próxima fase. Ou seja: hoje, o Peixe só tem mais pontos do que o seu adversário nas quartas, seja quem for.

Este cenário indica que, passando à semifinal, o Santos tende a ser forçado a atuar o jogo único longe da Vila Belmiro. Se perder do Novorizontino, o time poderá ser ultrapassado ainda por Inter de Limeira e Corinthians, o que ratifica a equipe com a segunda pior campanha entre os que disputam as quartas de final, reduzindo drasticamente a chance de estar em casa na semifinal.

Por outro lado, fazer o Santos pode ter até a terceira melhor campanha. Para isso, além de vencer, a equipe alvinegra precisa torcer para o Palmeiras perder do Água Santa no Allianz Parque, para o Mirassol não ir além de um empate diante da Ponte Preta, em São Bernardo do Campo, e para o Guarani derrotar o São Paulo por uma vantagem menor do que a vitória do Peixe - o time campineiro tem os mesmos 16 pontos, mas com dois gols a mais no saldo.

Diante disso, Jesualdo Ferreira só não escalará dois de seus principais nomes: Alison, recém-recuperado de uma lesão no joelho, e o uruguaio Carlos Sánchez, que terá de cumprir suspensão pela expulsão no empate diante do Santo André. Jobson e Jean Mota serão as novidades do meio de campo. Marinho pode desbancar Arthur Gomes, que não foi bem no meio de semana, e Uribe briga pela vaga de Kaio Jorge. Raniel poderia ser opção, mas se machucou.

Se o Santos calcula tantas possibilidades, o Novorizontino só tem como motivação ter alguma vantagem no Troféu do Interior, para o qual já está classificado, mas esse torneio paralelo terá detalhes definidos apenas em reunião da Federação Paulista de Futebol na segunda-feira. O time perdeu a invencibilidade na última rodada, levando 2 a 0 da Ponte Preta, e parou nos 16 pontos que o garantem em terceiro lugar do Grupo B. Não poderá nem atuar em casa, por conta da Covid-19, e recebe o Peixe na Arena Corinthians.