Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santos muda perfil de formação e vira fábrica de centroavantes

Peixe teve o artilheiro do Paulista nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17

O atacante Deivid foi o artilheiro do Santos no Paulista Sub-17 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Escrito por

O Santos sempre se destacou por revelar grandes jogadores e promessas para o futebol, especialmente atacantes habilidosos, dribladores, de lado do campo. Nos últimos anos, porém, o clube mudou o perfil e passou a virar uma "fábrica" de centroavantes.

Desde 2013, quando Gabriel Barbosa, o Gabigol, subiu ao profissional e começou a se destacar, o Peixe apresentou ao mercado três centroavantes com bastante destaque: Yuri Alberto, Kaio Jorge e Marcos Leonardo.

Yuri Alberto, atualmente no Corinthians, está em alta no mercado. Ele foi artilheiro do Paulista Sub-15 em 2016, com 32 gols. Saiu praticamente de graça para o Internacional e foi vendido ao Zenit, da Rússia, por cerca de R$ 150 milhões. O Corinthians sonha com a contratação em definitivo do jogador.

Após Yuri Alberto, o Santos teve Kaio Jorge, atualmente na Juventus, da Itália. Ele foi o terceiro na artilharia do estadual Sub-15 em 2017, com 22 gols. Foi chuteira de bronze no Mundial Sub-17 e teve papel importante na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2020.

Marcos Leonardo é a bola da vez. Ele foi artilheiro do Paulista Sub-15 em 2018, com 36 gols. Também acumula convocações para Seleção de base e tem ao todo pelo Peixe 119 jogos e 33 gols.

Yuri Alberto, Kaio Jorge e Marcos Leonardo não conseguiram números expressivos no Paulista Sub-17 por já estarem integrados ao profissional ou ao Sub-20 na idade da categoria.

O processo de fabricação de centroavantes do Peixe não para. Neste ano, o clube fez os artilheiros do Paulista nas categorias Sub-17, Sub-15 e Sub-13, todos camisas 9 promissores para o futuro santista.

Deivid Washington é a grande estrela. Ele está inscrito na Copa São Paulo e foi destaque do Sub-17 nesta temporada, chegando a subir para a categoria Sub-20. No mês de setembro, o centroavante foi colocado na lista de jogadores mais talentosos da geração 2005 pelo site inglês The Guardian. 

Ele tem contrato com o Santos até 30 de junho de 2024 e uma multa rescisória estipulada na casa dos R$ 100 milhões. Em 2022, ele somou 19 gols em 19 jogos no Paulista Sub-17 e 19 partidas com 12 gols no Brasileiro da categoria. Já no Paulista Sub-20, foram 10 jogos com 4 gols.

No Sub-15, o Alvinegro tem Luca Meirelles, que marcou 20 gols em 23 jogos pelo Paulista da categoria. Também foi artilheiro do Santos na Copa Votorantim e deixou sua marca na Copa Nike. No Sub-13, David Nogueira somou 18 gols em 20 jogos ajudando a equipe a conquistar o vice-campeonato do Paulista da categoria.

Em entrevista ao DIÁRIO, o coordenador das categorias de base do Peixe, Ricardo Silva, brincou sobre 0 processo de formação de camisas 9.

- É magia, o pulo do gato, segredo. É o plus da formação do Peixe - brinca o coordenador.